2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioDesportoPenafiel no caminho do Vitória na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal

Penafiel no caminho do Vitória na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal

Reencontro com equipa da II Liga, cinco anos depois do triunfo sadino (1-4) na prova rainha

 

- PUB -

 

O sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal, realizado esta quarta-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que o Vitória vai deslocar-se à casa do Penafiel para discutir com o conjunto da II Liga a passagem aos oitavos-de-final da prova rainha. Depois de deixarem pelo caminho o Leixões na ronda anterior, os sadinos voltam a defrontar outro emblema do segundo escalão do futebol nacional.

O duelo com os durienses, que se realizará no fim-de-semana de 25/26 de Novembro em horário a definir, marca o reencontro entre dois emblemas cinco anos depois de se terem defrontado pela última vez, curiosamente também em partida da quarta eliminatória da Taça. Na altura, os verdes e brancos, que competiam na I Liga, foram ao Estádio Municipal 25 de Abril golear, por 1-4.

- PUB -

Num jogo em que a equipa então treinada por Lito Vidigal esteve a vencer por 0-4 à passagem dos 69 minutos – marcaram Nuno Valente (bisou), Jhonder Cádiz e Frédéric Mendy –, o melhor que os penafidelenses conseguiram fazer foi reduzir por intermédio de Pires já na recta final do encontro. Nesse dia 25 de Novembro de 2018, Zequinha, actual capitão dos sadinos, começou a partida no banco de suplentes, mas foi a jogo já no decorrer do segundo tempo.

Da temporada 2018/19 para cá muita coisa mudou, a começar pelo facto de os vitorianos já não estarem entre a elite do futebol nacional. Apesar da realidade do clubes ser agora o Campeonato de Portugal, prova em que seguem na 2.ª posição da série D, os comandados de José Pedro já demonstraram que têm argumentos para discutir os jogos com formações de escalões superiores.

Além de terem despachado o Leixões, da II Liga, na ronda anterior (1-1 no final dos 90 minutos e no prolongamento e 3-4 no desempate através da marca de grandes penalidades), o emblema setubalense, do quarto escalão, já tinham feito o mesmo na segunda eliminatória da Taça de Portugal em que foram a São João da Madeira derrotar, por 0-1, a Sanjoanense, da Liga 3.

- PUB -

Pela terceira ocasião na edição 2023/24 da Taça de Portugal, o Vitória vai jogar fora de portas diante de um opoente que vai defrontar pela terceira vez no seu historial na competição. O primeiro embate oficial entre os dois clubes remonta a 1979/80, temporada em que sadinos e penafidelenses jogaram, no Estádio do Bonfim, a contar para os oitavos-de-final da competição.

A 16 de Fevereiro de 1980, os vitorianos não sentiram dificuldades em golear (5-0) o adversário que ao intervalo já perdia por três golos. Dário e Vítor Madeira bisaram num encontro em que Cabumba também fez um golo. A contar com esse duelo, que marcou a estreia dos jogos entre Vitória e Penafiel, os clubes mediram forças em 37 ocasiões (24 na I Liga, dois na Taça de Portugal, oito na II Liga e três na Taça da Liga).

No cômputo geral desses confrontos, os vitorianos levam clara vantagem: 18 êxitos, nove empates e 10 derrotas. Para esse domínio muito contribuiu o saldo positivo verificado nas partidas realizadas em Setúbal (12 vitórias, quatro empates e duas derrotas). Nos jogos em Penafiel, os números comprovam que as dificuldades são acrescidas (seis triunfos, cinco igualdades e oito derrotas), não obstante os sadinos terem boas memórias do último jogo no Estádio Municipal 25 de Abril.

 

Foco total no campeonato

 

Numa altura em que se está a um mês de distância do jogo com o Penafiel, que ocupa a 16.ª posição da II Liga, a equipa treinada por José Pedro está apenas focada no duelo deste sábado, a partir das 15 horas, no Estádio do Bonfim, com o Vasco da Gama da Vidigueira, a contar para a sétima jornada da série D do Campeonato de Portugal.

Frente aos alentejanos, que seguem na 10.ª posição da tabela com cinco pontos conquistados em seis jornadas, os setubalenses (2.º classificado com 15 pontos a um de distância do líder Moncarapachense) vai, depois dos triunfos sobre o Serpa (0-1), Imortal (2-1) e Lusitano de Évora (0-1), procurar somar o seu quarto êxito consecutivo na prova.

Tal como tem acontecido, os sócios do Vitória, além de terem direito a bilhete gratuito para o jogo, podem levantar um ingresso de acompanhante também sem pagar, sendo apenas necessário levantar os bilhetes na gestão de sócios ou, no dia de jogo, na bilheteira. O clube informa ainda que os estudantes pagam 2,5 euros e o público em geral tem de desembolsar cinco euros para assistir à partida no Bonfim, que terá transmissão em directo no Facebook do Vitória.

- PUB -

Mais populares

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -