27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoOriental Dragon vai construir Centro de Treinos no concelho de Palmela

Oriental Dragon vai construir Centro de Treinos no concelho de Palmela

O projecto engloba quatro campos relvados [um de relva sintética e três de relva natural] e um hotel, à semelhança do que existe na academia do Sporting e do Benfica

 

- PUB -

O Oriental Dragon, que se pretende afirmar no futebol português com um projecto muito próprio, tem sentido algumas dificuldades de ordem logística mas ao que tudo indica, está em vias de as solucionar porque já encontrou um local para se instalar em termos definitivos.

A informação foi avançada pelo coordenador da formação, José Toureiro.

“O desenvolvimento do projecto passa pela construção do centro de treinos que será instalado no Vale da Vila, na zona da Palhota, concelho de Palmela. O projecto demorou cerca de 4 ou 5 anos mas já está aprovado encontrando-se agora numa fase em que estão a ser pedidos orçamentos para se iniciar a construção. O centro de treinos terá quatro campos relvados, um de relva sintética e três de relva natural e um hotel, à semelhança do que existe na academia do Sporting e do Benfica”.

- PUB -

José Toureiro não consegue adiantar quando a obra poderá começar e muito menos quando poderá ficar concluída porque se trata de uma construção de raiz e pode demorar algum tempo.

“Como disse, neste momento a obra está a ser orçamentada e estão a ser recebidas propostas. Se tudo correr da forma prevista talvez possam começar até ao fim do ano, daqui a um ou dois meses poderão surgir mais novidades. O que o senhor Chen nos transmitiu é que depois é uma questão de dinâmica. Penso que no espaço de um ano os campos e as estruturas de apoio (balneários) estarão concluídas para podermos começar lá a treinar e jogar. O hotel será construído na fase subsequente. Esta obra será uma peça fundamental para o projecto do senhor Chen que quer ter uma equipa sénior nas divisões cimeiras do nosso futebol e os juniores a disputarem também o campeonato nacional”, adiantou José Toureiro.

A ideia inicial desta entrevista era falar da formação do Oriental Dragon e nessa perspectiva pedimos ao coordenador que nos falasse um pouco desse projecto.

- PUB -

“O projecto da formação tem muito a ver com a certificação. Quando foi criado a equipa sénior estava no Campeonato de Portugal e, como tal, para se projectar a nível nacional a certificação tinha que coexistir. Portanto, já existe há algum tempo. Temos escalões que vão desde os benjamins, aos traquinas, infantis, iniciados e juniores e deles fazem parte alguns jovens chineses que o senhor Chen faz questão de trazer com o objectivo de poderem vir a progredir e terem sucesso no futebol. E a estes juntam-se também outros jovens portugueses e de outras nacionalidades, sendo de salientar um protocolo estabelecido com a Fundação Santa Rafaela, da Fonte da Prata, em Alhos Vedros, que proporciona a prática do futebol a meninos com dificuldades económicas e muitas carências”.

Nesta questão José Toureiro esclarece que “no nosso projecto da formação os jovens não pagam nenhuma mensalidade, nem inscrição. As portas estão abertas a todos aqueles que queiram praticar a modalidade de futebol, independentemente de sua mais-valia ou dos seus recortes técnicos e de pertencerem ou não à Fundação”.

 

Vistorias por parte da AF Setúbal e FPF

Com a missão de organizar todo o futebol de formação do Oriental Dragon, José Toureiro entrou para o projecto em Novembro de 2022 com o objectivo de tornar os meninos felizes.

“O principal objectivo não são os resultados desportivos mas sim dar prática e fazer com que os jovens sejam socialmente aceites pela comunidade. Se a isto pudermos juntar o talento, tanto melhor”, realçou.

A equipa de futebol sénior continua a trabalhar no Campo Santos Jorge, no Pinhal Novo, e é aí que vai também trabalhar e jogar esta época a equipa de juniores que subiu à primeira divisão distrital. Os outros escalões vão muito provavelmente continuar na Moita, a partir de Setembro”.

 

O coordenador da formação do Oriental Dragon abordou também a questão dos jogadores chineses no clube, nomeadamente no que respeita ao alojamento e alimentação.

 

“Sendo este um projecto certificado pela Federação somos alvo de vistorias por parte da AF Setúbal e FPF sobre as condições em que os jovens estão alojados, a cantina e o cozinheiro. E, todas as condições têm sido consideradas ideais para que os jovens se possam desenvolver e quiçá serem no futuro atletas profissionais do futebol. Convém referir que o alojamento (que fica no Pinhal Novo) é suportado pelo Senhor Chen, assim como o cozinheiro que é também oriundo da China”.

 

Jaime Margarido é o novo treinador dos juniores

 

Por fim falámos da equipa de juniores que subiu à 1.ª Divisão Distrital, sob o comando técnico de Vítor Afonso que actualmente é adjunto de Tiago Fernandes nos sub-23 do Torreense.

 

“Conseguimos reunir um plantel equilibrado – com chineses e portugueses, que superou todas as expectativas e subimos de divisão, graças à sinergia do trabalho desenvolvido pelo Vítor Afonso com as condições que o senhor Chen proporcionou. Esta época temos uma equipa técnica nova, comandada por Jaime Margarido que é uma pessoa muito querida no Pinhal Novo, onde já estamos a treinar com o objectivo de atrair mais jovens porque queremos formar uma equipa competitiva”, rematou.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -