29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesporto“Os dirigentes da AF Setúbal são sérios e competentes mas existem ainda...

“Os dirigentes da AF Setúbal são sérios e competentes mas existem ainda muitos ressabiados”

Superar o 8.º lugar da época passada e conquistar a Taça AF Setúbal são os objectivos do Charneca de Caparica para esta temporada.

 

- PUB -

 

A equipa de futebol sénior do Charneca de Caparica Futebol Clube encontra-se presentemente em 6.º lugar no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão e está também nas meias-finais da Taça AF Setúbal, onde vai defrontar o Alfarim.

 

- PUB -

 

Tendo em conta o bom momento que atravessa, O SETUBALENSE falou com o presidente do clube, José Manuel Santos, a quem colocou algumas questões relacionadas com o futebol sénior, futebol de formação e sobre o actual momento do futebol distrital, incluindo a arbitragem.

 

- PUB -

 

A época está a decorrer da forma como havia sido planeada ou as expectativas estão a ser superadas?

 

O planeamento do futebol sénior do Charneca de Caparica Futebol Clube no Campeonato Distrital passa por superar o 8.º lugar da época passada. Relativamente à Taça AFS sem dúvida que objetivo é vencer esta competição, onde temos feito história num passado recente. Estamos a dois jogos de o conseguirmos e muito perto de atingirmos os objetivos planeados no início da época, sem qualquer surpresa, acreditamos em nós. Quando a estrutura directiva é forte estamos mais perto do sucesso. Começamos mal, porventura por falta de entrosamento de alguns atletas que entraram de novo, mas aos poucos lá fomos arrumando a casa. Eu sempre disse aos técnicos e atletas que iriamos melhorar na 2.ª volta, sei que a qualidade existe, e é o que está a acontecer. Neste momento o foco é a taça que foi o objetivo principal traçado no início da época.

 

 

A nível da formação há alguma novidade sobre o espaço para desenvolver a actividade desportiva?

 

Continuamos a aguardar o desenvolvimento das autarquias para o espaço adequado à actual realidade do CCFC, esperamos que seja breve. Entretanto, temos uma parceria com o CF Trafaria onde levamos lá algumas equipas para treinar com a finalidade de realizar alguns treinos mais dignos.

 

 

No panorama desportivo do concelho em que patamar coloca o Charneca de Caparica FC?

 

A nossa formação também está no bom caminho, com equipas a disputarem os lugares cimeiros da classificação que dá acesso a subidas aos nacionais, objectivo planeado e projectado, mas não vai ser fácil. Vamos continuar o nosso trabalho com serenidade, assim como todas as restantes equipas de futebol de 5, 7, e 9, porque queremos manter o estatuto do clube do concelho de Almada com maior número de atletas inscritos e um dos melhores do Distrito.

 

 

Considera que o futebol distrital está no rumo certo?

 

O futebol distrital vem de uma situação delicada, a pandemia, que nos afectou a todos. Os dirigentes da AFS são gente séria e competente mas existem ainda muitos “ressabiados”. Mas mal dos clubes se esses maldizentes tomassem o poder, são esses mesmo que dizem que está tudo mal e culpam a AFS e a arbitragem pelos insucessos desportivos dos seus clubes. É lamentável o que se passa aos fins-de-semana por esses campos, é só olhar para os mapas de castigo e verificar que são muitos os clubes com multas em várias situações, comportamento incorreto do publico, mau comportamento dos atletas, mau comportamento de técnicos, mau comportamento de dirigentes … e de quem é a culpa? Dos árbitros? Da Associação? Não meus amigos, a culpa é nossa, é dos dirigentes. No tempo em que não havia redes sociais havia mais respeito uns pelos outros, agora toda a gente diz o que quer, alguns com perfis falsos que se escondem atrás dum monitor e disparam em todas as direções, ofendendo gente de bem, gente que dá horas e horas ao Movimento Associativo a custo zero. Enquanto não começar a limpeza de todos aqueles que nada fazem em prol do futebol, e mancham a imagem dos clubes por onde passam, não vamos melhorar. Todos sabemos o sacrifício que fazemos para ter as contas em dia, não podemos andar a pagar multas por causa de alguns arruaceiros. Esta gente tem de ser banida dos recintos desportivos.

 

 

Que tem a dizer sobre a mudança do Conselho de Arbitragem?

 

Não conheço o trabalho de Luis Ramos recém-eleito presidente, desejo-lhe a maior sorte, que bem vai precisar. Lamento a saída do anterior Conselho de Arbitragem dirigido por José Manuel Esteves, era competente. Os árbitros são como os jogadores e dirigentes, há bons e maus, erram como todos nós, deixem-nos trabalhar, não há nenhum clube que não fosse prejudicado e também beneficiado, quando tiver de ser alguém da bancada a apitar jogos, eu quero estar cá para ver.

 

 

Para finalizar há algo mais que queira referir?

 

Sou dirigente do CCFC desde 2007, dois anos como tesoureiro e 14 como presidente. Sei que sou algo polémico, mas sou assim, não admito faltas de respeito, sou sério e honesto. Estarei aqui para ajudar e colaborar com todos, sem excepção. Tenho a sorte de ter tido direcções de pessoas de bem e grandes homens ao longo destes anos, é isso que faz o clube crescer. Também erramos, como todos, mas tentamos errar menos. Em breve vamos ter eleições mas ninguém está agarrado ao poder porque o clube é de todos e para todos. Uma palavra de apreço aos atletas, técnicos, fisioterapeutas, secretaria e rouparia e a todos os outros que trabalham diariamente para o nosso crescimento, e um agradecimento especial à minha direção, pelo empenho, lealdade e compromisso.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -