27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoVitória ávido de pontos defronta Belenenses em duelo de históricos

Vitória ávido de pontos defronta Belenenses em duelo de históricos

Sadinos venceram lisboetas nos dois últimos duelos travados em Setúbal: 3-0 em 2017/18 e 2-0 em 2016/17

 

- PUB -

Exactamente cinco anos e um mês depois de Vitória e Belenenses se terem defrontado pela última vez em Setúbal, os dois clubes voltam este domingo, a partir das 19 horas, a medir forças no Estádio do Bonfim. A contar para a 21.ª jornada da série B da Liga 3, os sadinos, que chegam a este encontro moralizados pelo êxito na ronda anterior (1-2 na casa do Real), vão tentar repetir o triunfo alcançado a 5 de Maio de 2018, dia em que ganharam 3-0 ao conjunto do Restelo.

Nesse dia, curiosamente também a contar para a 21.ª ronda do campeonato de 2027/18, a equipa então treinada por José Couceiro viu Edinho, no último minuto da primeira parte, inaugurar o marcador. Após o intervalo, os tentos apontados por João Amaral e João Teixeira confirmaram a conquista dos três pontos, que, na altura, interromperam um jejum de três meses e meio (11 jornadas) que levavam sem vencer.

Volvidos cinco anos a realidade de Vitória e Belenenses é hoje bem diferente. A partida marca a despedida dos verdes e brancos dos jogos em casa na fase actual da competição. Há várias semanas que a equipa sabe que vai lutar pela permanência, facto que a mantém consciente de que todos os pontos agora amealhados vão contar para a fase da manutenção. Em melhor posição estão os azuis que podem garantir neste jogo a presença na fase de subida.

- PUB -

Os últimos duelos travados com os lisboetas quando os dois clubes estavam na I Liga trazem boas memórias aos setubalenses. Em 2017/18, além do 3-0 na condição de visitado, os sadinos impuseram uma igualdade (1-1) no Restelo. O defesa Nuno Pinto foi o autor do golo da equipa vitoriana, que tinha chegado ao intervalo em desvantagem no marcador com um golo na própria baliza de Gonçalo Paciência.

A provar a tendência positiva no histórico recente com os azuis estão também os desfechos verificados em 2016/17, penúltima temporada em que os dois conjuntos mediram forças no escalão principal. Com 2-0 em Setúbal na ronda inaugural do campeonato e 1-2 no Restelo na 18.ª, os sadinos, também comandados por José Couceiro, saíram 100% vitoriosos dos embates travados nessa época com os azuis.

No encontro disputado no Estádio do Bonfim, a 14 de Agosto de 2016, André Claro, numa grande penalidade convertida na primeira parte do jogo, inaugurou o marcador, que viria a sem ampliado no segundo tempo por Frederico Venâncio. No Restelo, a contar para a 18.ª jornada da I Liga, o avançado Edinho, autor de um bis, foi o herói do encontro, ganho por 1-2, realizado a 22 de Janeiro de 2017.

- PUB -

Depois de muitas décadas na elite do futebol português, a realidade de lisboetas e sadinos, que competem agora no terceiro escalão do futebol nacional, é hoje bem diferente da que tiveram no passado, mas esse facto não esmorece o cariz especial que existe em torno de um clássico do futebol português, que já foi jogado mais de centena e meia de vezes ao longo da história.

A última dessas vezes aconteceu a 27 de Novembro de 2022, dia em que, a contar para a 10.ª jornada da Liga 3, os sadinos não conseguiram impedir a derrota, por 2-1, no Restelo. Depois de os anfitriões se terem adiantado no marcador por Flavinho Júnior (16 minutos), o Vitória empatou por intermédio de José Semedo (50). Aos 84, João Costa fez o golo que deu o triunfo aos lisboetas num jogo em que os sadinos terminaram com 10 jogadores devido à expulsão de Aloísio Neto (89).

Entre jogos a contar para o escalão principal (128), Taça de Portugal (10), II Liga (2), Taça da Liga (1), Liga 3 (1), Campeonato de Lisboa (9) e Campeonato de Portugal (10), em que estas duas últimas estão nos primórdios do futebol em Portugal, Vitória e Belenenses já se defrontaram em 161 ocasiões. Apesar de nos encontros recentes os sadinos levarem vantagem, no cômputo geral, os azuis têm o saldo positivo do seu lado: 80 triunfos, 39 empates e 42 derrotas.

Na classificação actual, quando faltam realizar duas jornadas para o final da fase regular, o Vitória, que chega a este jogo depois de ter vencido (2-1) no reduto do Real, ocupa o 9.º lugar, com 20 pontos (os mesmos que o adversário da ronda anterior). A proximidade de várias equipas (Académica e Fontinhas, ambas com 19 pontos, e Moncarapachense, com 17) obrigam os sadinos a amealhar pontos para não correrem o risco de ser ultrapassados.

Ainda com seis pontos em disputa – depois da recepção ao Belenenses, os setubalenses visitam a casa do vizinho Amora, actual líder da competição –, o Vitória ainda acredita que pode chegar ao 7.º lugar, que é ocupado pelo Oliveira do Hospital, com 23 pontos. Já há algum tempo fora do alcance dos sadinos estão aos azuis do Restelo, que estão no 3.º lugar, com 35 pontos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -