8 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioDesporto112.º aniversário do Vitória FC destaca ecletismo do clube

112.º aniversário do Vitória FC destaca ecletismo do clube

Futebol, andebol, futsal, atletismo, aikido, ginástica e ténis de mesa adaptado distinguidos

 

- PUB -

O Vitória celebrou ontem o seu 112.º aniversário com várias iniciativas que assinalaram a data na cidade. O Estádio do Bonfim, a Praça Vitória Futebol Clube, onde está edificada a estátua de Jacinto João, o Salão Nobre dos Paços do Concelho e o Pavilhão Antoine Velge, local onde decorreu o jantar que reuniu a família vitoriana e foram distinguidas as figuras do último ano, foram os palcos das cerimónias oficiais alusivas à festa sadina.

À semelhança do que faz anualmente, o mais representativo emblema desportivo da região premiou os atletas, treinadores, equipas, colaboradores, seccionistas e sócios que se destacaram em 2022. Aos 35 anos, Zequinha, avançado da equipa principal de futebol, foi agraciado com o prémio SER Vitória em reconhecimento pela sua dedicação ao clube onde fez a sua formação.

Diogo Sequeira, jovem de 19 anos que integra o plantel principal, recebeu o prémio Revelação. O atacante, que passou metade da sua vida no Vitória – único clube cuja camisola envergou sempre até agora – é visto como um exemplo da mística sadina. Na temporada actual, Diogo Sequeira contabiliza cinco partidas pelos seniores (quatro na Liga 3 e uma na Taça de Portugal), onde já se estreou a marcar na goleada (5-1) ao Oliveira do Hospital.

- PUB -

O prémio Treinador do Ano foi ontem à noite entregue a Luís Monteiro, técnico setubalense, de 55 anos, que lidera a equipa principal masculina de andebol. Da mesma modalidade, Francisco Bacalhau, adjunto de Luís Monteiro que envergou como jogador durante várias épocas a camisola verde e branca, recebeu, aos 47 anos de idade, o prémio Carreira em reconhecimento pela sua dedicação ao clube da sua terra natal.

Futebol de formação, Futsal, Atletismo, Ténis de Mesa Adaptado, Aikido e Ginástica também foram reconhecidas com prémios atribuídos a várias pessoas que contribuíram para o engrandecimento do Vitória no último ano. Inês Grácio (Ginástica) foi a atleta feminina do ano, enquanto na vertente masculina Rui Praxedes (Ginástica) e Samuel Freire (Atletismo) foram os atletas do ano.

Carlos Grosso (Departamento Futebol Formação) foi eleito o colaborador do ano; João Brito (Futsal) foi o Seccionista do ano; Gumersindo Rodrigues (Atletismo) o Atleta Veterano do Ano; David Gézero e Nuno Duarte (Ténis de Mesa Adaptado) receberam o Premio Resiliência. Manuel Galrinho (Aikido) foi distinguido com o Prémio Dedicação. Em termos colectivos, o Futebol Juvenil foi a Secção do Ano e os Juniores Base Femininas de Trampolins (Ginástica) foi a Equipa do Ano.

- PUB -

Os Voluntários do VFC receberam o prémio de Parceiro do ano; Júlio Godinho foi agraciado como Sócio do ano; e Mário Venâncio (Marezas) e Conceição Casaca (Senhora Vitória), associados falecidos em 2022, foram distinguidos com o prémio Memória. Os dois sócios que eram presença assídua no Bonfim não foram os únicos homenageados a título póstumo ontem no Bonfim.

 

Fernando Pedrosa dá nome à sala de Imprensa

 

Quase dois meses e meio depois do falecimento de Fernando Pedrosa, um dos presidentes do Vitória que mais tempo permaneceu no cargo e que obteve melhores resultados desportivos, o clube atribuiu ontem o nome do dirigente à Sala de Conferência de Imprensa numa cerimónia em que o actual presidente Carlos Silva e Guilherme Pedrosa, neto de Fernando Pedrosa, descerraram uma placa com a atribuição do novo nome daquele espaço.

Na sala Fernando Pedrosa houve ainda uma mostra do espólio pessoal relativo ao Vitória, doado pela família do presidente falecido a 11 de Setembro aos 91 anos de idade. Presentes na ocasião que homenageou a memória do antigo dirigente estiveram Francisco Cardoso (presidente da Associação de Futebol de Setúbal), Pedro Pina (vereador da Câmara Municipal de Setúbal) e vários representantes dos órgãos sociais do clube.

David Leonardo, presidente da Mesa da Assembleia Geral, Eugénio Fonseca, presidente do Conselho Vitoriano, Nuno Soares, vice-presidente da direcção, também marcaram presença nas várias inivciativas que tiveram lugar ao longo do dia. Além da cerimónia do hastear da bandeira, no Estádio do Bonfim, e na colocação de uma coroa de flores junto da estátua de Jacinto João, os órgãos sociais foram recebidos por André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, nos Paços do Concelho.

 

Lista de premiados em dia de festa

 

Parceiro do Ano
Voluntários VFC
Colaborador do ano
Carlos Grosso (Departamento Futebol Formação)
Seccionista do ano
João Brito (Futsal)
Secção do Ano
Futebol Juvenil
Prémio Revelação
Diogo Sequeira
Treinador do Ano
Luís Monteiro (Andebol)
Atleta Veterano do Ano

Gumersindo Rodrigues (Atletismo)
Premio Resiliência
David Gézero e Nuno Duarte (Ténis de Mesa Adaptado)
Sócio do ano
Júlio Godinho
Prémio Dedicação
Manuel Galrinho (Aikido)
Memória
Mário Venâncio (Marezas) e Conceição Casaca (Sra Vitória)
Atleta Feminina do Ano
Inês Grácio (Ginástica)
Atleta Masculino do ano
Rui Praxedes (Ginástica)
e Samuel Freire (Atletismo)
Equipa do Ano
Juniores Base Femininas de Trampolins (Ginástica)
Prémio Carreira
Francisco Bacalhau (Andebol)
Prémio SER Vitória
José Branco (Zequinha)

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -