27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoVitoriano Fernando Pedrosa deixa legado que "enriquece homens do futebol"

Vitoriano Fernando Pedrosa deixa legado que “enriquece homens do futebol”

Várias entidades homenagearam a eterna figura do Vitória FC

 

- PUB -

Fernando Pedrosa, antigo presidente do Vitória Futebol Clube partiu no passado domingo aos 91 anos de idade. O funeral foi reservado à família, marcado para hoje, a saída da funerária aconteceu pelas 11h00 para o crematório, estando a cremação marcada para o meio-dia. As homenagens a esta figura setubalense foram várias, com todas a lembrarem o grande homem que foi, assim como a importância que teve para o futebol dos sadinos. O Vitória FC qualificou o antigo presidente do clube como figura de proa do período de ouro da equipa de futebol e destacou o seu papel na construção do Estádio do Bonfim. O emblema vitoriano lembrou que Fernando Pedrosa integrou várias direcções do clube e que iniciou o seu percurso do dirigismo vitoriano como vogal, em 1958, e que desempenhou as funções de presidente em quatro mandatos, de 1963 a 1970, de 1971 a 1973, de 1982 a 1985 e de 1991 a 1994. Os actuais responsáveis do clube sadino realçaram ainda o papel desempenhado por Fernando Pedrosa, a quem atribuem o estatuto de verdadeiro ‘senador’, no processo de renovação do clube, que culminaria com a construção do Estádio do Bonfim, em 1962. “Partiu hoje, aos 91 anos, um dirigente dedicado, um conversador exímio e, acima de tudo, um enorme vitoriano, que deixa a família vitoriana de luto”, pode ainda ler-se no texto, no qual a direcção sadina endereça à família enlutada, aos amigos, a todos os sócios e adeptos as mais sentidas condolências.

FPF e Liga Portugal recordaram o “emérito dirigente”

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga de clubes lamentaram também a morte do antigo dirigente, elogiando as suas virtudes pessoais e o seu desempenho enquanto dirigente desportivo. “Foi com enorme consternação e mágoa que tive conhecimento da morte de Fernando Pedrosa. Um emérito dirigente, um apaixonado pelo futebol e pelo seu Vitória, mas acima de tudo um homem bom e um grande senhor”, escreveu o presidente da FPF numa nota publicada no sítio federativo na Internet, na qual endereça uma palavra de conforto aos familiares e amigos, bem como a todos os vitorianos. Fernando Gomes elogiou “o trajecto e a postura” de Fernando Pedrosa no dirigismo, que serviram “de exemplo e de inspiração”, e destacou o legado que deixou, que “enriquece os homens do futebol e do desporto” e, muito especialmente, aqueles “que tiveram a felicidade de conviver” com ele. Também a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) emitiu uma nota de pesar profundo pela morte de Fernando Pedrosa e recordou o seu percurso como dirigente desportivo. “Histórico presidente do emblema de Setúbal, Fernando Pedrosa liderou o Vitória de Setúbal em quatro períodos diferentes e ficou ligado a uma das décadas mais vitoriosas da história do clube”, lê-se na mensagem do organismo liderado por Pedro Proença. A LPFP recordou ainda que Fernando Pedrosa também desempenhou funções na FPF e manteve uma ligação forte com a cidade de Setúbal, com cargos na vereação da Câmara Municipal de Setúbal e na direcção da Santa Casa da Misericórdia da cidade. Também a Câmara Municipal de Setúbal lamentou a morte de Fernando Pedrosa, e que a autarquia classificou como um dos “mais carismáticos” dirigentes e empresários da cidade.

- PUB -

“A Câmara Municipal de Setúbal lamenta o falecimento, ocorrido hoje, de Fernando Pedrosa, um dos presidentes do Vitória Futebol Clube que mais tempo permaneceram no cargo e que obtiveram melhores resultados desportivos”, afirmou a autarquia, em comunicado. O Município salientou que Pedrosa foi “o decano dos presidentes do Vitória, com vários mandatos cumpridos entre as décadas de 1960 e 1990, e um dos mais carismáticos dirigentes desportivos e empresários da cidade”. “Foi durante as suas presidências que o Vitória viveu o período mais glorioso da sua história, com um segundo lugar na I Liga, ainda hoje a melhor classificação de sempre, e quatro presenças consecutivas em finais da Taça de Portugal, duas delas ganhas, em 1965 e 1967, as primeiras do clube”, sublinhou a Câmara Municipal de Setúbal. “Fernando Pedrosa foi um inovador, modernizou o clube e esteve na origem da construção do Estádio do Bonfim”, recordou.

Esteve no clube sadino durante o seu ‘período de ouro’

O histórico dirigente sadino entrou para o clube pela primeira vez em 1958, quando ainda tinha 27 anos, ficando com o cargo de adjunto do vice-presidente para o futebol. Ficará eternizado na história do emblema de Setúbal por ter estado nas direcções do clube durante o ‘período de ouro’ dos sadinos, alcançando o 2.º lugar na Primeira Liga, quatro presenças consecutivas em finais da Taça de Portugal, a conquista de duas Taças de Portugal, do Troféu Teresa Herrera e a Mini Copa do Mundo. Nas competições europeias acompanhou também o emblema sadino em onze participações nas Taças UEFA e Taça das Taças, alcançando os quartos de final da Taça UEFA por quatro ocasiões e os oitavos de final da Taça das Taças por uma vez.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -