29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoMoitense cumpriu objectivo proposto pelo grupo no primeiro dia de trabalho

Moitense cumpriu objectivo proposto pelo grupo no primeiro dia de trabalho

“Ficou delineado ficar nos cinco primeiros, tendo em conta a quantidade de equipas e o nosso orçamento que era dos mais baixos”, referiu o treinador David Nogueira

 

- PUB -

O União Futebol Clube Moitense, depois da excelente temporada feita na época passada que o levou à participação da Taça de Portugal após luta intensa com o Barreirense pela conquista do título que só ficou decidido na última jornada, voltou a estar em grande nível no campeonato desta temporada.

O quinto lugar obtido num campeonato demasiado longo e algo desgastante, pela sobrecarga de jogos em determinado momento da época, é exemplo disso mesmo. E, no final todos ficaram satisfeitos com o trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalho comandado por David Nogueira, jovem treinador de 29 anos, que aceitou o desafio para fazer o balanço da época mas escusou-se a dizer se vai continuar no clube.

Considera que o quinto lugar obtido no campeonato foi uma boa classificação?

- PUB -

Considero um excelente resultado, primeiro porque foi o objectivo proposto por todo o grupo no primeiro dia de trabalho desta época. Ficou delineado ficar nos cinco primeiros classificados, tendo em conta a quantidade de equipas esta época, a qualidade das mesmas, os orçamentos dos adversários e o nosso orçamento (que era dos mais baixos), se não o mais baixo.

Que análise faz ao comportamento da equipa?

Poderia dizer eu tenho, mas não gosto muito do eu, por isso digo nós (eu e a minha equipa técnica), temos um lema desde que estamos neste clube que é o lema da superação. Esta foi mais uma época de superação da nossa parte, mas sobretudo dos nossos jogadores. Se analisarmos bem a época, se calhar fomos a equipa que mais jogou às quartas-feiras à noite e com menos espaço de recuperação/preparação. Não serve de desculpa, muito pelo contrário, serve de motivação. Fomos a equipa que fez mais jogos, até porque fomos a única que jogou duas vezes contra todos os adversários e ainda tivemos dois jogos para a Taça de Portugal.

- PUB -

Deixo aqui um reparo, para dar o exemplo de superação desta equipa. Jogámos com o Braga no fim-de-semana, num jogo com um desgaste extremo para o nosso contexto e realidade. Chegámos a ter jogadores que vieram jogar directamente dos seus trabalhos e na quarta-feira a seguir, já estávamos a jogar na Charneca de Caparica à noite, depois de um dia inteiro de trabalho para a maioria dos jogadores, e no domingo seguinte estávamos a ter o terceiro jogo da semana. Tivemos cerca de dois meses assim, a jogar ao fim de semana e às quartas à noite. Não é uma crítica, mas sim a forma de nós estarmos neste contexto, em constante superação.

 

E em relação à maratona que foi este campeonato, que tem a dizer?

Foi um campeonato muito desgastante porque vivemos em tempo de pandemia, não foi nada fácil gerir tudo isto. Jogar durante a semana não é nada fácil, nem para os jogadores, nem para os treinadores. Desgaste pós trabalho, alterações de ciclos de treinos constantes e tantos outros constrangimentos. Mais que o desgaste físico há também o desgaste emocional. Posso dizer que o último mês, foi mais de trabalhar no sentido de deixar os jogadores o mais “relaxados” do que propriamente trabalhar o processo.

 

A participação do Moitense na Taça de Portugal foi o momento mais marcante da época?

Sem dúvida que foi! A começar por olhar para as bancadas e vermos aquele mar de gente a torcer por nós, os nossos adeptos. A eles o nosso eterno obrigado. Jogar contra um clube como o Sporting Clube de Braga e viver um momento daqueles, foi o nosso auge enquanto treinadores (equipa técnica), acredito que para a maioria dos nossos jogadores, se não para todos e também para o clube, o mesmo.

 

Na próxima época vai continuar como treinador do Moitense?

Em relação a esta pergunta, gostaria de a ler como se estivesse a ler outra e a responder à mesma. Não é uma crítica, mas sim uma opinião para nos unirmos mais e melhorarmos as nossas relações enquanto clubes e enquanto associação e seja para o União Futebol Clube Moitense ou mesmo para outro clube, deixo a minha sugestão: Um jogo daquela dimensão (Moitense – SC Braga), para a nossa associação e para o nosso distrito, deveria ter equipas da nossa competição interna a ver e a apoiar. É isso que nos faz crescer. Pois esta época foi o Moitense a ter esta oportunidade única e amanhã pode ser outro clube do distrito.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -