26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioDesportoElite mundial de águas abertas nada este fim-de-semana no Rio Sado

Elite mundial de águas abertas nada este fim-de-semana no Rio Sado

Desde 2006 que Setúbal é palco da Taça do Mundo de Águas Abertas (FINA Marathon Swim World Series)

 

- PUB -

Setúbal volta a ser amanhã, a partir das 15:30 horas, e domingo palco da Taça do Mundo de Águas Abertas, competição que reúne no Rio Sado a elite mundial da especialidade. A etapa inaugural da FINA Marathon Swim World Series contará com quase 80 nadadores (44 masculinos e 32 femininos) – oriundos de 30 países –, entre eles actuais e ex-campeões olímpicos e mundiais. Portugal estará representado por cinco atletas: Tiago Campos, Diogo Cardoso, Mariana Mendes, Angélica André e Mafalda Rosa.

Luís Liberato, director do Departamento de Cultura, Desporto, Direitos Sociais, Saúde e Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, lembra que o facto da cidade estar associada às provas do circuito mundial não é uma novidade. “Setúbal acolhe esta competição desde 2006”, disse, referindo que “em Setúbal, Portugal recebe a primeira das cinco provas do circuito mundiais, seguindo-se Paris (França), Israel, Peru e no Canadá”.

Além dos nadadores olímpicos lusos participantes nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Angélica André e Tiago Campos, alguns nomes sonantes presentes na competição da FINA – Taça do Mundo de Águas Abertas: a brasileira Marcela Cunha (campeã Olímpica Tóquio 2021 – 10 kms, 5 vezes campeã do Mundo de Águas Abertas), a neerlandesa Sharon Van Roowendaal, (antiga campeã olímpica 10 Kms e campeão do Mundo de Águas Abertas).

- PUB -

No sector masculino, destacam-se as presenças do italiano Gregory Paltrinieri (campeão Mundial em 800 e 1.500 metros); o húngaro Kristof Razovszky (campeão Mundo Júnior de Águas Abertas; vice-campeão olímpico 10 kms e campeão Mundial Águas Abertas; e o francês Mark Antoine Olivier (campeão do mundo de águas Abertas, 5 kms; Vice Campeão do Mundo de Aguas Abertas – 10 km).

Luís Liberato frisou que “além da prova no Rio Sado ser a primeira prova do circuito mundial de 2022, tem a particularidade de dentro do mês, em Budapeste, realizar-se o campeonato do mundo de natação e muitas selecções vêm a Setúbal para se prepararem ou qualificarem alguns atletas para o mundial que decorre na Hungria. É o caso dos EUA que chegou terça-feira a Setúbal e trouxe uma comitiva de 18 nadadores”, revelou.

A maratona aquática de dez quilómetros, realizada amanhã à tarde em cinco voltas num circuito de dois mil metros, é reservada à competição individual masculina e feminina. Para domingo, o desafio nas águas do Sado é abraçado por nadadores numa nova competição – de estafeta de equipas mistas – na distância de seis quilómetros, feita igualmente em circuito aquático defronte do Parque Urbano de Albarquel, com quatro voltas de 1500 metros.

- PUB -

O responsável da autarquia setubalense lembrou o sucesso dos anos anteriores das provas de Águas Abertas organizadas pela Federação Internacional de Natação, Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal de Setúbal. “Desde 2006 que fazemos cá a Taça do Mundo. Setúbal tem sido reconhecido porque, mesmo nos momentos mais difíceis, como aconteceu no decorrer da pandemia, nós não deixámos de fazer a prova”, que teve um total de 12 edições no Rio Sado, apenas com um interregno em 2013.

Outro dado que reflecte a importância de Setúbal nas Águas Abertas é o facto de entre os 22 medalhados nas maratonas de natação realizadas em Jogos Olímpicos, 16 já participaram nesta competição nas águas do Sado, que já foram no passado palco de três provas de qualificação para os Jogos Olímpicos, casos de Londres 2012, Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2020.

Refira-se que este será o primeiro de dois fins-de-semanas em que Setúbal acolhe provas de natação de Águas Abertas, uma vez que Portugal recebe pela primeira vez o Campeonato da Europa de Juniores em Águas Abertas a 3, 4 e 5 de Junho, com a participação de atletas dos 14 aos 19 anos. Os melhores atletas jovens europeus desta disciplina da natação são esperados nesta competição, denominada LEN European Junior Open Water Championships.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -