18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioDesportoSó os estádios do Dragão e Alvalade tiveram mais público que o...

Só os estádios do Dragão e Alvalade tiveram mais público que o Bonfim

Mais de 14 mil espectadores proporcionaram ambiente dos grandes jogos do escalão pricipal na Liga 3

 

- PUB -

O jogo de domingo entre o Vitória e o U. Leiria, relativo à 6.ª jornada da Série B da fase subida da Liga 3, foi, a contar para todas as provas desportivas que se realizam em Portugal, o terceiro com mais espectadores no fim-de-semana.

Segundo os números avançados pela Federação Portuguesa de Futebol, o Estádio do Bonfim teve nas suas bancadas 14.089 espectadores, registo que apenas foi superado nos jogos efectuados nos estádios do FC Porto e Sporting.

O facto de se ter tratado de um jogo decisivo para apurar, depois do Alverca, a segunda equipa da Liga 3 que iria lutar no primeiro ‘play-off’ pelo acesso à Liga 2, atraiu muitos adeptos ao Bonfim. Apesar de não estarem apenas dependentes de si, os setubalenses disseram presente num jogo que os leirienses acabaram por vencer (1-2), alimentando assim a esperança da subida.

- PUB -

A adesão do público ao encontro de domingo foi de longe a melhor da Liga 3 e da Liga 2, bem como de sete das nove partidas da jornada da I Liga. Apenas o FC Porto-Vizela, que teve 46.830 espectadores a marcarem presença no Estádio do Dragão, e o Sporting-Gil Vicente, em Alvalade, com 25.425 espectadores tiveram mais pessoas nas bancadas dos seus respectivos recintos do que no Bonfim.

Recorde-se que a duas jornadas da conclusão do campeonato do escalão principal, dragões e leões protagonizam uma luta a dois pelo título de campeão, facto que também contribui muito para o interesse dos seus adeptos nos jogos.

No top 10 das assistências, metade é referente a encontros entre emblemas da I Liga (V. Guimarães-Santa Clara, Marítimo-Benfica e Famalicão-Estoril), além dos já mencionados envolvendo do FC Porto e Sporting.

- PUB -

Curiosamente, nos restantes cinco jogos figuram três da Liga 3 e dois da Liga 2. Além do Vitória-U. Leiria, o terceiro escalão está representado nesta lista pelo Torreense-V. Guimarães B e pelo Alverca-Felgueiras, que ocupam a 6.ª e 9.ª posições do top 10 com 4.734 e 3.851 espectadores, respectivamente.

Já na Liga 2, E. Amadora-Penafiel (3.908) e Varzim-Sp. Covilhã (3.337) foram os duelos com mais público, ocupando o 8.º e 10.º lugares da lista.

Mobilização da cidade foi decisiva

Todos reconhecem que o ambiente que se viveu na cidade no passado domingo era algo que não se via há já muito tempo.

A iniciativa da direcção do clube em oferecer convites aos setubalenses em vários pontos da cidade foi determinante para que o anterior recorde de assistências da Liga 3 de 13.204 espectadores que tinham estado a assistir uma semana antes ao U. Leiria-Oliveirense, da 5.ª jornada da fase de subida, caísse.

O apoio de várias instituições e colectividades da cidade também ajudaram a que a adesão dos sadinos fosse uma realidade. Motoclub, Mercado do Livramento, balcão de atendimento ao cliente da Auchan, sede do NRD Ídolos da Praça, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, GD Independente, GD “Os 13” e GD “Os Amarelos” distribuíram convites e deram um impulso suplementar para levar os setubalenses ao estádio.

Para se ter uma noção melhor do feito alcançado basta recordar que o máximo de assistência que o Bonfim tinha registado em 2021/22 tinha sido 3.518 espectadores, número registado na recepção ao Alverca da 22.ª jornada, realizada a 5 de Março, num duelo que os sadinos venceram (1-0) com um golo de Zequinha e que permitiu a passagem ao primeiro ‘play-off’ de subida à Liga 2.

A título de curiosidade, lembramos que antes da partida de domingo, a última vez em que o Bonfim tinha tido nas suas bancadas uma casa com números a rondar os 10 mil espectadores remontava a 7 de Março de 2020.

Nesse dia, em que estiveram 9.152 espectadores no estádio, os sadinos impuseram uma igualdade (1-1) ao Benfica, em partida da 24.ª jornada da edição 2019/20 da I Liga.

Recorde-se que essa ronda tinha sido a última realizada sem restrições de público nas bancadas antes do confinamento causado pela pandemia de Covid-19. Nesse jogo, o brasileiro Carlinhos colocou os vitorianos na frente do marcador, sendo o golo da igualdade marcado de penálti por Pizzi, internacional português que dispôs de uma segunda grande penalidade, mas não concretizou, mantendo-se o 1-1 no final do encontro.

Top 10 de assistências do fim-de-semana

  1. FC Porto-Vizela (I Liga) 46.830
  2. Sporting-Gil Vicente (I Liga) 25.425
  3. VITÓRIA FC-U- Leiria (Liga 3) 14.089
  4. V. Guimarães-Santa Clara (I Liga) 13.368
  5. Marítimo-Benfica (I Liga) 9.102
  6. Torreense-V.Guimarães B (Liga 3) 4.734
  7. Famalicão-Estoril (I Liga) 4.183
  8. E. Amadora-Penafiel (Liga 2) 3.908
  9. Alverca-Felgueiras (Liga 3) 3.851
  10. Varzim-Covilhã (Liga 2) 3.337

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -