18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioDesportoFormação do Vitória distinguida com Bandeira da Ética Desportiva

Formação do Vitória distinguida com Bandeira da Ética Desportiva

Notícia da aprovação da candidatura submetida em 2021 foi conhecida anteontem no Bonfim

 

- PUB -

 

Menos de um mês depois de ter recebido da Federação Portuguesa de Futebol a distinção de Entidade Formadora Certificada de 4 estrelas referente à época 2020/21, o Vitória FC viu agora a candidatura do projecto “Promoção da Ética Desportiva: da sensibilização à acção” ser aprovado através da atribuição da Bandeira da Ética, iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Ética no Desporto e pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Após submeter a sua candidatura, O Departamento de Formação do emblema setubalense viu o trabalho desenvolvido ser reconhecido através da presente certificação que “promove um desporto assente em valores e baseado no Fair-Play. Um desporto justo, leal, ‘limpo’ e respeitador, combatendo as problemáticas associadas como o doping, corrupção, violência e discriminação”.

- PUB -

Numa nota ontem emitida pelo clube nas suas redes sociais salienta-se a “forte ambição” em passar da teoria à prática, promovendo a ética desportiva em 2021/22. “De forma a dar sequência ao projecto, após a ‘Palavra’ partimos para a ‘Prática’, e procurámos a concretização deste nosso objectivo de forma intencional e explícita dentro de uma lógica sistematizada e estruturada, assente em metodologias, práticas, ferramentas, instrumentos e iniciativas que se destinem à incorporação de valores éticos”.

O Departamento de Formação vitoriano acrescenta que esses valores são alcançados quando são cumpridos vários requisitos “por parte dos elementos da nossa comunidade desportiva por via de uma intervenção com incidência em subtemáticas como a inclusão e solidariedade social, o pape dos pais no desporto, ética ambiental, conciliação entre a vida académica/escolar e a prática desportiva e promoção da escolaridade.

Sobre a distinção recebida, os responsáveis do clube sublinham que a mesma só foi possível devido ao contributo de todos os envolvidos. “ É nossa convicção que a formação desportiva só está completa quando se promove o desenvolvimento humano na sua forma integral, não só dos jogadores, mas também de todos os outros agentes desportivos, desde treinadores, fisioterapeutas, ‘team managers’ e restante ‘staff’ da Entidade Formadora”.

- PUB -

 

Torneios de Páscoa marcam fim-de-semana

 

Várias equipas dos escalões de formação sadinos marcaram presença em vários torneios realizados no fim-de-semana pascal. A equipa de sub-14 participou na sexta-feira e sábado no “Vialonga Futebol Páscoa 2022”, competição destinada a atletas nascido em 2008 que foi organizada pelo GD Vialonga. A jogar contra equipas do escalão acima (2007), o Vitória empatou o seu primeiro jogo (1-1) com o Damaiense e perdeu nos penaltis com a Sanjoanense, terminando a prova na 3.ª posição.

Os responsáveis da equipa não hesitam em fazer um balanço positivo da experiência. “Mais um momento competitivo, com uma boa prestação nos dois jogos, que permitiu acumular mais uma etapa importante no processo formativo desta geração, e no desenvolvimento do potencial individual e da equipa, reforçando a vontade dos nossos atletas por representarem o Enorme”.

Em termos individuais, o Vitória esteve em destaque, uma vez Enzo Gomes foi distinguido com o prémio de melhor jogador do Torneio em Vialonga. O jovem atleta mostrou-se agradado pelo troféu recebido. “Estou muito feliz em ter ganho este prémio, mas nada disto era possível sem a ajuda dos meus colegas e da equipa técnica. Vou continuar a trabalhar para evoluir e ser cada vez melhor”.

Já os sub-15 (Geração de 2007) participaram na Ibercup Cascais 2022, prova que decorreu ao longo de quatro dias. Os sadinos atingiram os quartos-de-final da competição, fase em que perderam 3-1 com os espanhóis do Málaga. Para aí chegarem, os vitorianos deixaram pelo caminho, na fase de grupos, o CAD Entroncamento (4-0), os estado-unidenses do Sala (3-0) e o Louletano (3-0) e, nos oitavos-de-final, o Rio Ave (triunfo por 1-0).

“Orgulhosos do percurso da equipa. Ao longo do torneio foram uns verdadeiros campeões, encarando todos os jogos com a raça e a vontade de vencer que caracteriza esta geração. Para estes jovens jogadores vitorianos, dia de jogo é dia de festa, mas também é dia de honrar o emblema mais bonito do mundo, o nosso, e eles fazem-no em toda a sua plenitude”, escreveram os responsáveis da formação no Facebook.

Nota ainda para os sub-10 (geração de 2012) e sub-11 (geração de 2011) que marcaram sexta-feira presença no Torneio de Páscoa, organizado pelo GD Alcochetense. A participação neste convívio permitiu mais uma oportunidade para que os jovens jogadores tenham contacto com outras realidades competitivas, que são contextos importantes para o seu crescimento e para o seu desenvolvimento.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -