20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoGDESSA Barreiro esteve em grande nível na final da Taça de Portugal

GDESSA Barreiro esteve em grande nível na final da Taça de Portugal

Benfica conquistou o troféu porque foi mais feliz no jogo decisivo

 

- PUB -

O GDESSA Barreiro não conseguiu a conquista da Taça de Portugal porque o Benfica foi mais feliz no jogo da final mas dignificou de forma bem vincada a qualidade do seu basquetebol e o trabalho que vai realizando no panorama desportivo nacional feminino, confirmando ao mesmo tempo o estatuto de grande potência da modalidade na margem sul do Tejo e em especial na cidade do Barreiro.

O jogo da final que terminou com a vitória das benfiquistas por 82-78, foi verdadeiramente espectacular. As equipas andaram sempre muito próximas uma da outra e houve também algumas alternâncias no marcador que criaram grande emoção ao público que lotou praticamente o Pavilhão Municipal Luís de Carvalho.

As benfiquistas chegaram ao intervalo com um ponto de avanço (39-40) e isso tornou a segunda parte emocionante, com o GDESSA a passar para a frente do marcador (64-61) à chegada dos derradeiros 10 minutos.

- PUB -

Até ao soar da buzina foi a imprevisibilidade total, com o Benfica a alcançar um decisivo parcial de 8-0 nos últimos minutos, depois de Tanita Allen ter colocado o GDESSA a ganhar por 75-74 a pouco mais de dois minutos do final. A equipa da margem sul do Tejo registou 100% de eficácia da linha de lance livre (8/8), converteu 10 triplos e contou com as boas exibições de Márcia Costa que fez 20 pontos, ganhou 10 ressaltos, cinco assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento, Leonor Serralheiro (16 pontos), Tanita Allen (15), Letícia Josefino (14) e Maianca Umabano (13).

Nas reacções à final, o técnico do GDESSA Ricardo Oliveira disse: “Isto decide-se nos detalhes, faltou-nos uma ou outra boa decisão. As jogadoras foram inexcedíveis, tivemos baixas.

É nestes momentos que elas aprendem. Queremos virar a página, temos um jogo muito importante na quarta-feira”, salientou. Leonor Serralheiro, por sua vez, elogiou o espectáculo: “Faltou-nos um pouco mais de clareza nos últimos minutos. Este jogo podia ter caído para qualquer um dos lados. Tivemos duas ausências importantes, a Maianca Umabano teve um enorme coração, mesmo jogando limitada. Qualquer equipa seria uma justa vencedora, foi um grande espectáculo”, finalizou.

- PUB -

Barreirense perde em Sangalhos

No Grupo de Promoção da Proliga, resultados diferentes foram obtidos pelas equipas do Barreiro na seta jornada. O Barreirense, que jogou em casa do líder, perdeu por 73-63 e, em Aveiro, numa luta de Galitos, quem levou a melhor foram os do Barreiro que venceram por 88-59.

Em Sangalhos, o Barreirense deu muito boa conta de si em especial na primeira parte saindo para o intervalo com seis pontos de vantagem, cinco conquistados no primeiro período (16-21) e um ponto no segundo período (17-18).

Na segunda parte a equipa da Bairrada deu a volta ao marcador com os parciais de 19-14 e 21-10 e acabou por conquistar a vitória que a mantém firme no comando. Rui Palhares foi o jogador que mais se destacou na equipa do Barreiro com 21 pontos, 12 ressaltos e uma assistência.

Galitos ganha em Aveiro

O Galitos que jogava em casa do seu homónimo de Aveiro, não sentiu grande dificuldade em somar mais uma vitória. A equipa da casa esteve ligeiramente melhor no primeiro período (20-18) mas a partir daí quem mandou no jogo foi o Galitos Barreiro que ao intervalo já vencia por 40-34.

No regresso dos balneários a equipa entrou forte e foi dilatando a vantagem que no final era de 29 pontos. Tamyrik Fields com 29 pontos, 11 ressaltos, uma assistência e três roubos de bola foi o jogador que mais se evidenciou no Galitos Barreiro.

Depois da realização desta jornada, o Galitos segue em 4.º lugar com os mesmos pontos (18) do segundo classificado e o Barreirense está na quinta posição com 16 pontos. Na próxima jornada, domingo, o Galitos recebe o Galomar às 15 horas e o Barreirense joga também em casa com o Esgueira.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -