20 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoJogo mais importante da temporada vitoriana joga-se amanhã em Setúbal

Jogo mais importante da temporada vitoriana joga-se amanhã em Setúbal

Luta pelo 4.º lugar em aberto. Sadinos dependem apenas de si para chegar ao ‘play-off’

 

- PUB -

É um lugar-comum afirmar que o próximo jogo é o mais importante. No caso do Vitória FC, que defronta amanhã, a partir das 16 horas, o Alverca, na derradeira jornada da série B da Liga 3, a afirmação adequa-se plenamente, uma vez que será decido nesse encontro, no Estádio do Bonfim, a possibilidade de os sadinos garantirem um lugar no ‘play-off’ de promoção à II Liga.

Apesar de uma igualdade ou até uma derrota poderem ser resultados que permitem manter a quarta posição, bastando para isso que em Torres Vedras o Amora também empate (se o Vitória empatar) ou perca (se o Vitória perder), nenhum jogador sadino entrará em campo com a ideia de que bastará alcançar o mesmo desfecho do emblema do concelho do Seixal.

Uma coisa é certa: a região estará representada por um emblema seu na fase seguinte, uma vez que Vitória ou Amora, actuais 4.º e 5.º classificados, são os emblemas que discutem a última vaga de acesso. Apesar de estar tudo em aberto, os setubalenses, que somam 34 pontos (mais um que os amorenses), entram para os derradeiros 90 minutos com uma preciosa vantagem sobre o oponente, que joga à mesma hora no reduto do Torreense.

- PUB -

Conscientes da importância do embate de amanhã, os responsáveis vitorianos escolheram o ‘slogan’ “Agora com tudo, agora com todos” para chamar ao Bonfim o máximo de público para apoiar a equipa.

Frente ao Alverca, que ocupa a 2.ª posição, os sadinos antevêem um embate difícil frente a um dos três clubes – os outros dois são o U. Leiria e Torreense – que que já tem a qualificação para a fase seguinte assegurada.

Ao invés do Amora que vai jogar a Torres Vedras, o Vitória tem o conforto de jogar em sua casa e ter o apoio dos seus adeptos. Depois de na última partida em Setúbal, diante do Oriental Dragon (triunfo sadino por 2-0), terem marcado presença no estádio quase 2 300 espectadores, a expectativa para a ‘final’ de sábado é que esse número seja superado para dar um empurrão extra à equipa comandada por Filipe Moreira.

- PUB -

Depois de duas partidas ao leme dos sadinos, o sucessor de Pedro Gandaio, que tinha vencido na estreia o Oriental Dragon e empatado (1-1) com o Cova da Piedade no passado domingo, não vai poder orientar a sua equipa a partir do banco. O facto de ter sido expulso no jogo da 21.ª jornada, realizado na Malveira, casa dos piedenses, impede o técnico de 57 anos de estar junto ao relvado.

Em termos disciplinares, as contrariedades do lado do Vitória não se ficam por aqui, uma vez que o defesa François também vai cumprir castigo depois de lhe ter sido exibido o cartão vermelho no domingo. Para colmatar o lugar do central senegalês a aposta dos sadinos deverá recair em Bruno Bernardo, defesa experiente que ontem celebrou o 36.º aniversário, que regressa, após cumprir um jogo de castigo.

Recorde-se que Vitória e Alverca já tinham medido forças em 2021/22. Na partida da 11.ª jornada, realizada a 8 de Dezembro de 2021, os sadinos levaram a melhor sobre os ribatejanos, adversário a quem se impuseram com um triunfo categórico, por 3-0.

Frédéric Mendy, que no domingo transacto saiu do banco para apontar o golo da igualdade (1-1) diante do Cova da Piedade, esteve em destaque ao bisar na primeira volta num jogo em que José Varela assinou o outro golo.

Liga 3 vai ter VAR na fase de subida

Independentemente de ser o Vitória ou o Amora a seguirem para o ‘play-off’ de subida, já foi anunciado que a fase seguinte da Liga 3 vai ter vídeo-árbitro (VAR). A informação foi esta semana avançada pelo jornal O Jogo e já foi entretanto confirmada a outros órgãos de comunicação social de que vai mesmo avançar nesta fase decisiva da temporada.

Recorde-se que esta fase de subida, que culminará com a promoção directa de duas equipas, vai colocar frente a frente oito equipas: as quatro primeiras da Série A (Norte) e as quatro primeiras da Série B (Sul).  As oito equipas serão novamente divididas em duas Séries (1 e 2) nas quais jogarão entre si duas vezes.

O primeiro classificado de cada série garante a subida à II Liga e vai disputar a terceira fase de apuramento de campeão. Já os segundos, por sua vez, vão disputar um ‘play-off’ entre si. O vencedor marca encontro com o antepenúltimo classificado da II Liga.

I Distrital Duelo pelo 4.º lugar na AF Setúbal

Após os triunfos sobre o Cova da Piedade B, Monte da Caparica, Águas de Moura, Alcochetense e U. Santiago, o Vitória vai no domingo, pelas 15 horas, procurar somar o seu sexto êxito consecutivo na 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal.

A partida da 25.ª jornada, que terá lugar no Campo Municipal Júlio Adrião, coloca frente a frente o Olímpico, 4.º classificado com 51 pontos, e o perseguidor Vitória, 5.º com 45.

O embate entre setubalenses e montijenses marca o reencontro entre os clubes que na primeira volta da prova, em partida da 6.ª jornada, tinham empatado (0-0) no Campo da Liberdade.

Recorde-se que mais do que o jogo em si, esse dia 17 de Outubro de 2021, ficou marcado pelas agressões entre jogadores das duas equipas e alguns adeptos, incidente que levou a PSP presente no local a intervir, com vários disparos para o ar, para colocar cobro às agressões entre adeptos e jogadores de ambas as equipas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -