16 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioDesportoNinguém na Liga 3 defende tanto como o guarda-redes do Vitória

Ninguém na Liga 3 defende tanto como o guarda-redes do Vitória

Guardião celebra hoje 22 anos, mas quer prenda de aniversário no jogo de sábado com Alverca

 

- PUB -

Entre as 24 equipas que compõem as duas séries da Liga 3 nenhum guarda-redes defende tanto como João Valido. O guardião do Vitória, que hoje celebra o 22.º aniversário, contabiliza um total de 82 remates defendidos nas jornadas em que foi titular da baliza, sendo muitas vezes determinante para a conquista de muitos dos 34 pontos que a equipa soma actualmente.

Sábado, dia em que os verdes e brancos defrontam o Alverca no Estádio do Bonfim, na derradeira ronda da série B, todos contam com uma tarde inspirada do guardião para manter a sua baliza a zeros e ajudar a equipa a ultrapassar os ribatejanos, garantindo o 4.º posto da tabela classificativa e o consequente apuramento para o ‘play-off’ de subida à II Liga. Para o ‘keeper’ sadino, mesmo sendo dois dias depois do aniversário, esse será o melhor presente que pode receber e, ao mesmo tempo, oferecer aos vitorianos.

Apesar de ter falhado uma das 21 partidas realizadas pelo Vitória na Liga 3 até ao momento – na 17.ª jornada o internacional haitiano Josué Duverger, habitual suplente do número 1 dos verdes e brancos, ocupou a baliza no empate (1-1) com o Real –, João Valido, que falhou esse duelo por ter estado infectado com Covid-19, lidera o pódio com 82 defesas à frente de Rapahel Mello, do Canelas (77), e Júnior, do Oriental Dragon (72).

- PUB -

Nas estatísticas individuais da Liga 3, quando falta uma jornada para o final da primeira fase, o nome de João Valido surge novamente, desta vez no ranking das superdefesas. Nesse capítulo, o pódio é ocupado por Lukas Hornicek, do Sp. Braga B, com 24, Júnior, do Oriental Dragon, com 23, e, na terceira posição surge o nome do guarda-redes do Vitória com um total de 22 superdefesas.

Nos 21 jogos realizados pelo Vitória na prova, João Valido manteve a sua baliza inviolável de seis partidas, curiosamente uma delas foi diante do Alverca, adversário de sábado. Além da partida ganha, por 3-0, no Ribatejo aquando da 11.ª ronda, a equipa não sofreu golos diante do Amora (1-0 na 1.ª jornada), Sporting B (0-1 na 4.ª), Torreense (0-1 na 8.ª), Oliveira do Hospital (0-1 na 14.ª) e Oriental Dragon (2-0 na 20.ª).

Nas estatísticas elaboradas pela Federação Portuguesa de Futebol a todos os encontros realizados na Liga 3, outros dois nomes de jogadores sadinos surgem nos rankings. No caso dos cruzamentos, surge, sem surpresa, o lateral-esquerdo Nuno Pinto, com 71 cruzamentos, que é apenas superado por Sylla (U. Leiria) com 96, André Perre (Caldas) com 80 e Jorge Miguel (Lusitânia Lourosa) com 73.

- PUB -

O extremo luso-caboverdiano José Varela, que é o melhor marcador do Vitória na prova, com seis golos, destaca-se em termos globais na Liga 3 como um dos atletas com mais dribles: 121 nos 19 jogos disputados (16 como titular e três como suplente utilizado). O ‘rei’ dos dribles é Leonardo Teixeira (Fafe) com 178, seguindo-se na 2.ª e 3.ª posições Ballack (Real) com 172 e Mozino (Canelas) com 122.

Bilhetes à venda hoje e amanhã no Mercado do Livramento

Inserido na campanha de atracção de público ao jogo de sábado, 16 horas, frente ao Alverca, o Vitória vai hoje e amanhã de manhã marcar presença no Mercado do Livramento, na Avenida Luísa Todi, para vender bilhetes para o jogo que pode garantir a presença do clube no play-off de subida à II Liga.

Já ontem um cobrador do clube tinha marcado presença à entrada do Auchan, no Centro Comercial Alegro, para que os interessados pudessem adquirir bilhetes para o jogo. Tanto no caso do Mercado como do Auchan, o Vitória agradece à Câmara Municipal de Setúbal e à Auchan “pela disponibilidade e abertura para a iniciativa, mostrando que cada vez mais Setúbal e o Vitória estão de mãos dadas”.

Recorde-se que os ingressos têm um custo de um euro para os associados vitorianos e que o valor do bilhete de jogo reversível em desconto de 1€ na Loja do Vitória em compras iguais ou superiores a 10€, mediante a apresentação do bilhete (desconto não acumulável com vários bilhetes). Os sócios menores de 16 anos tem entrada grátis mediante levantamento do bilhete. O público em geral terá de desembolsar 5 euros.

Andebol Sadinos defrontam Águas Santas em Setúbal

Após a derrota (36-21) de domingo na casa do FC Porto, o Vitória volta sábado, pelas 18 horas, em partida da 20.ª jornada, a jogar no Pavilhão Antoine Velge, recinto em que defronta o Águas Santas, actual 4.º classificado do Campeonato Nacional de Andebol da 1.ª Divisão. Depois de três partidas sem celebrar um triunfo – desaires com Sporting (38-20) e FC Porto e empate 27-27 com Sanjoanense –, os verdes e brancos procuram reencontrar os êxitos.

Com 16 jogos realizados, os comandados de Luís Monteiro ocupam a oitava posição da tabela, com 34 pontos. Por terem duas partidas em atraso (com o Póvoa AC e ABC, referentes à 8.ª e 14.ª jornadas, respectivamente), os sadinos poderão amealhar mais pontos e subir na classificação quando acertarem as contas do calendário.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -