27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoInvasão sadina à Malveira para defrontar o Cova da Piedade

Invasão sadina à Malveira para defrontar o Cova da Piedade

“Vamos de certeza sentir o apoio de muita gente no jogo”, diz treinador Filipe Moreira

 

- PUB -

Conscientes da importância do duelo de domingo frente ao Cova da Piedade, que se realiza na Malveira, os adeptos do Vitória estão a mobilizar-se para marcar presença no Estádio das Seixas.

O Vitória, com 33 pontos, está no 4.º lugar – tem uma vantagem de três pontos em relação ao Amora (5.º classificado) – e depende apenas de si para se juntar a U. Leiria, Torreense e Alverca que já estão apurados para a fase de subida.

Com vários cenários possíveis neste momento, tanto as decisões poderão ser adiadas para a derradeira jornada como ficar já tudo resolvido de forma favorável para os sadinos. Por exemplo, se o Amora perder na recepção ao Caldas, uma igualdade bastará ao Vitória para assegurar já a 4.ª posição. Por outro lado, se amorenses e caldenses empatarem, um triunfo sadino na Malveira também permite ao Vitória festejar.

- PUB -

Logo após o triunfo (2-0) alcançado domingo, no Bonfim, com o Oriental Dragon, o treinador Filipe Moreira, que se tinha estreado no comando técnico nesse dia, frisou o facto de a equipa chegar às duas últimas rondas sem depender de terceiros e lançou um repto aos adeptos. “Foi aqui que ganhámos juntos, agora vamos à Malveira, vamos todos. O Vitória é enorme e vamos, de certeza, sentir o apoio de muita gente no jogo da Malveira”.

O timoneiro dos sadinos, que tinha destacado a importância que os mais de dois mil adeptos tiveram no êxito do fim-de-semana, virou na sala de imprensa do Bonfim o foco para a ‘final’ de domingo. “O meu cérebro já só pensa no Cova da Piedade. Vamos à Malveira disputar o jogo juntos e sentirmos o nosso Vitória, que agora também é um bocadinho meu, e juntos fazermos a diferença. Assim, vamos conseguir”, vaticinou.

Os adeptos que pretendam juntar-se à falange de apoio que vai marcar presença no Estádio das Seixas têm à sua disposição na Gestão de Sócios bilhetes à venda por 7 euros. Os cerca de 70 quilómetros de distância entre Setúbal e a Malveira vão ser percorridos em viaturas próprias e, a fazer lembrar outras deslocações no passado, de autocarro

- PUB -

A claque VIII Exército, por exemplo, promoveu esta semana uma iniciativa para levar adeptos ao jogo. A adesão dos vitorianos foi clara, levando à lotação do transporte que tinha sido colocado à disposição. “O Vitória está vivo! O VIII Exército agradece a todos os vitorianos, que em apenas dois dias esgotaram o nosso autocarro que nos irá levar à Malveira em busca da vitória, a todos eles o nosso enorme obrigado”, escreveu a claque no Instagram.

Quatro candidatos para uma vaga

Na Série B da Liga 3 já se sabe que U. Leiria, Torrreense e Alverca já estão qualificados para a fase seguinte, razão pela qual já só há, matematicamente, quatro candidatos para uma única vaga. O Vitória FC, com 33 pontos, no 4.º lugar, é o candidato mais forte a ocupar o ligar em aberto pois tem uma vantagem de três pontos em relação a Amora (5.º) e seis para o Caldas e Real.

O 6.º, Caldas, e o 7.º, Real SC, têm 27 pontos, mas podem ainda alcançar o 4.º lugar por diferença de golos (o Caldas tem uma desvantagem de cinco golos face ao Vitória), ou vantagem no confronto directo (a equipa da Massamá ganhou na receção aos sadinos e empatou em Setúbal). Fica no entanto claro que se o Vitória pontuar nesta jornada, frente ao Cova da Piedade, estas duas equipas ficam de fora da fase decisiva.

Para confundir ainda mais as contas, o Caldas visita, domingo às 11h00, o Amora, 5.º classificado que mantém a perseguição ao Vitória. O outro jogo com carácter decisivo é a receção do União de Leiria, líder da série, frente ao referido Real que precisa vencer. No meio destas contas, uma coisa é certa: quando o Vitória entrar em campo na Malveira, na partida que fecha a jornada 21, já saberá os desfechos dos adversários.

Recordamos que se os amorenses baquearem no Seixal diante do Caldas, uma igualdade bastará aos setubalenses para garantirem já a 4.ª posição. Por outro lado, se o Amora, comandado pelo antigo capitão e treinador do Vitória Sandro Mendes, e o Caldas empatarem, um triunfo sadino na Malveira também permite aos pupilos de Filipe Moreira festejarem o apuramento para a fase seguinte.

Apesar do optimismo que reina entre os sadinos, a equipa sabe que não terá uma missão fácil perante o Cova da Piedade. Sinal inequívoco disso mesmo é o facto de os piedenses terem na 10.ª jornada do campeonato imposto uma igualdade (1-1) em Setúbal. Os sadinos marcaram primeiro, logo aos três minutos por Varela, mas, já em tempo de compensação, aos 90+1, João Gomes gelou o Bonfim com o tento do empate.

Para o duelo deste domingo, o treinador Filipe Moreira tem uma boa notícia na frente de ataque. Depois de ter cumprido um jogo de suspensão, depois de ter sido expulso na 19.ª ronda com o Torreense, o extremo Varela volta a ser opção. A par de Rodrigo Pereira, que bisou no domingo com o Oriental Dragon e soma também quatro golos na prova, Varela lidera a lista de melhores marcadores da equipa.

Questionado sobre os golos marcados por Rodrigo Pereira na partida anterior, Filipe Moreira prefere destacar sempre o colectivo, independentemente de quem marque. “Quando um jogador marca golos é especial, mas eu valorizo toda a equipa. O ‘eu’ não pode existir, primeiro temos de pensar no colectivo, os ‘eus’ aparecem depois naturalmente. Se pensarmos no ‘eu’ não vamos a lado nenhum. O colectivo é o Vitória, ninguém está acima de nada”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -