19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoAntigo jogador e treinador do Vitória morre aos 32 anos vítima de...

Antigo jogador e treinador do Vitória morre aos 32 anos vítima de doença oncológica

Bernardo Tengarrinha defendeu as cores do clube de 2010 a 2012 e de 2018 a 2020

“Nunca te vamos esquecer. Serás sempre um dos nossos”, escreveram sadinos.

 

- PUB -

Antigo jogador do Vitória FC nas épocas 2010/11 e 2011/12 e treinador adjunto de equipa de sub-23 em 2018/19 e 2019/20, Bernardo Tengarrinha morreu na sexta-feira aos 32 anos vítima de um linfoma de Hodgkin. A notícia do falecimento do ex-atleta deixou consternado o mundo do futebol, levando a inúmeras reacções de clubes, antigos colegas e dos líderes das entidades que tutelam o futebol em Portugal.

O Vitória foi um dos primeiros a lamentar a morte de Bernardo Tengarrinha que tinha em 2017, aos 28 anos, sido diagnosticado o problema oncológico, uma doença que tem sintomas parecidos aos da leucemia. “Dizem que as grandes batalhas são dadas a grandes guerreiros e tu foste enorme na batalha que travaste e na forma como a encaraste. Que honra foi para nós vestires as nossas cores e defenderes o nosso símbolo como jogador e treinador. Descansa em paz. Nunca te vamos esquecer. Serás sempre um dos nossos”, expressaram os sadinos nas suas redes sociais.

Nas quatro temporadas em que envergou ao peito o símbolo dos vitorianos (dois como jogador e dois como técnico) vários foram os colegas que conviveram de perto com Bernardo Tengarrinha, antigo médio e defesa realizou 25 partidas oficiais com a camisola verde e branca. O ex-guarda-redes brasileiro Diego, de 42 anos, fê-lo em ambas as funções (jogador e treinador) e fez questão de deixar uma mensagem emocionante sobre o amigo, que deixa uma filha.

- PUB -

“Um ser humano iluminado, que em silêncio lutou com todas as forças. Nos fez acreditar que estava curado, mostrando em todos os momentos uma felicidade contagiante. Tua querida e linda filha Maria sempre terá o máximo orgulho do excelente pai que foste. A tua maneira de lidar com essa maldita doença será inspiradora para todos que sofrem com esse terrível mal, se tornando um dos teus legados. Descansa em paz Tengarrinha”, escreveu no Facebook.

Além do Vitória, Bernardo Tengarrinha, que após ter terminado a carreira de jogador se tornou embaixador do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) para a saúde mental, representou também enquanto sénior o Estrela da Amadora, Olhanense, Santa Clara, Freamunde, Desportivo de Chaves e Boavista, onde terminou a carreira. Natural de Sátão, no distrito e Viseu, fez formação no Odivelas, Benfica e FC Porto, clube pelo qual somou duas partidas na equipa principal em 2008/09, na qual os dragões conquistaram a Taça de Portugal.

Tengarrinha, que também ainda nos búlgaros do CSKA Sofia, em 2012/13, na sua única experiência no estrangeiro, estreou-se como jogador do Vitória a 20 de Fevereiro de 2011, dia em que os sadinos empataram (1-1) com a Naval, no Bonfim. O último encontro pelos sadinos foi feito a 12 de Maio de 2012 (derrota 1-3 com o Benfica). Refira-se que como profissional o derradeiro jogo do médio enquanto profissional foi em 18 de Dezembro de 2016, pelo Boavista frente ao Tondela. Em 2018/19 e 2019/20 veio a experiência como treinador adjunto na equipa sub-23 do Vitória.

- PUB -

A Associação de Futebol de Setúbal, presidida por Francisco Cardoso, também fez questão de deixar uma mensagem. “Neste momento de profundo pesar, e homenageando a memória do antigo futebolista, a Direcção da Associação de Futebol de Setúbal, endereça as mais sentidas condolências à família, colegas e amigos de Bernardo Tengarrinha, num sentimento extensível ao Vitória FC e a todos os emblemas que representou, bem como ao Sindicato dos Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol”.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, enalteceu o “exemplo de coragem, tenacidade e determinação” dado pelo antigo futebolista. “Foi com profunda tristeza e consternação que tomei conhecimento da morte de Bernardo Tengarrinha, que durante longos meses travou uma luta corajosa contra a cruel doença que o vitimou. Aos 28 anos, teve de abdicar de fazer aquilo que era a sua paixão quando, então, representava o Boavista. Parte, agora, demasiado cedo, deixando-nos um exemplo de coragem, tenacidade e determinação”.

 

Vitória-Caldas previsto para 22 de Dezembro

 

Entretanto, depois de ter sido adiado o encontro da sétima jornada da Liga 3 entre o Vitória e o Caldas, devido a vários casos positivos de COVID-19 no plantel caldense, a data prevista para a realização do encontro, no Estádio do Bonfim, é dia 22 de Dezembro, às 19:30 horas, anunciou o emblema das Caldas da Rainha.

Recorde-se que o duelo entre Vitória e Caldas, que ia acontecer no sábado à tarde, foi adiado na sexta-feira, informação que tinha sido confirmada por ambos os conjuntos. “Na sequência da testagem e surgimento de casos positivos à COVID-19 no plantel do Caldas SC, informamos que o jogo da Liga 3 de amanhã foi adiado para data a anunciar”, escreveram os setubalenses, desejando “rápidas melhoras aos atletas do Caldas”.

O próximo compromisso do Vitória, a contar para a oitava jornada, está agendado para a próxima sexta-feira (15 horas), dia em que visitam o reduto do Torreense, actual líder da série B (Zona Sul) da Liga 3.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -