1 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioDesportoO São Domingos, campeão promocionário de 1926

O São Domingos, campeão promocionário de 1926

Na “pré-história” da Associação de Futebol de Setúbal, existira um outro campeonato organizado pelos clubes da cidade (exceto o Vitória, ainda no Campeonato de Lisboa): a Liga de Futebol de Setúbal, fundada em 1925. O São Domingos Futebol Clube, um dos fundadores da Liga, conquistaria logo o segundo escalão na primeira época em que participa nas “primeiras categorias”. O team do São Domingos era um onze vencedor: na baliza, Manuel Abrantes (da seleção distrital); António José Santana e Amadeu Batista; Hermínio Guilherme, José Venerante e Augusto Branquinho; Hermínio Gouveia, Joaquim Gomes (capitão), Diamantino Maldonado, António Rosa e José Bernardo (ativo militante libertário).

- PUB -

 

Uma das outras novidades do ano era a utilização do novo Campo da Bela Vista, do Comércio e Indústria, e foi logo aí que os verde-negros se estrearam, com uma vitória (3-1) sobre o União Futebol Pinhalnovense em 15 de novembro de 1925. Em época marcada por vários adiamentos por mau tempo, vencem o Sporting Club Setubalense (1-0), perdem com o Vilamariense (0-1), batem o Social (4-1), o Santa Maria (3-0) e o Figueirense (6-0). Os dois últimos jogos poderiam ter resultados mais dilatados, se não fossem os adversários do São Domingos… abandonar o terreno antes do final do jogo. Histórias dos pioneiros anos do futebol setubalense.

 

- PUB -

Após uma derrota com o Setubalense (0-3), vence o Racing (7-1) e novamente o Santa Maria (3-1) e o Social (6-0). Ficara tudo para o jogo decisivo do título, contra o Vilamariense, a 20 de junho de 1926, também na Bela Vista. Bafejados por alguma sorte, saem campeões por 2-1, entrando na Divisão Única, o escalão cimeiro da Liga!

 

Era o primeiro grande título do São Domingos (apesar de ter conquistado também um torneio da Cruz Vermelha), agraciado por uma bonita curiosidade: a Liga de Futebol de Setúbal atribuíra o troféu de bronze da Divisão Promocionária ao São Domingos, e o representante do clube encarregue de depositar a taça na sede fora Joaquim Narciso, avô de mais um campeão internacional… nem mais nem menos que Mário Narciso, atual selecionador de futebol de praia!

- PUB -

 

Estas e outras histórias farão parte do livro do São Domingos Futebol Clube, a lançar no centenário do clube em 2021.

 

João Santana da Silva*

*historiador

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -