29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoVitória em alerta máximo na estreia da Taça de Portugal em Viana...

Vitória em alerta máximo na estreia da Taça de Portugal em Viana do Castelo

Sadinos jogam amanhã (11 horas) no Minho com o Vianense

Equipa de Toni Pereira entra em acção depois de ter ficado isento na 1.ª eliminatória

 

- PUB -

Depois de ter ficado isento da primeira eliminatória, o Vitória FC entra amanhã, a partir das 11 horas, em acção na edição 2021/22 da Taça de Portugal. O sorteio ditou uma deslocação a Viana do Castelo, cidade em que vai defrontar o Vianense, da série A do Campeonato de Portugal. Apesar de ser de um escalão inferior aos sadinos, que estão actualmente na Liga 3, os comandados de Toni Pereira prometem aplicação máxima para seguir em frente na prova.

Não obstante a realidade do emblema setubalense ser hoje bem diferente do passado recente, o plantel pretende honrar o rico palmarés que tem na competição. Com 10 presenças na final e três troféus conquistados (1965, 1967 e 2005), o Vitória FC tudo fará para ir o mais longe possível na Taça, começando para já por afastar os minhotos que na ronda anterior venceram, por 2-1, o Âncora Praia, da 1.ª divisão da AF de Viana do Castelo.

Apesar do rico historial, os sadinos, que vão jogar no Estádio Dr. José Matos, sabem por experiência própria que todos os adversários têm de ser encarados com máximo rigor para evitar dissabores diante do nono classificado da série A do quarto escalão do futebol nacional. Em anos recentes, quando o clube militava na I Liga, não faltam exemplos em que as coisas não correram de feição aos setubalenses.

- PUB -

As derrotas, ambas por 1-0, com o Mirandela, da 2.ª Divisão, em 2011/12, e com o Oriental, da 2.ª Liga, em 2014/15, ilustram essa situação. A título de curiosidade refira-se que na temporada passada, primeira após a descida administrativa que levou o clube da I Liga ao Campeonato de Portugal, os verdes e brancos, treinados por Alexandre Santana, foram eliminados pelo Académico de Viseu, por 1-0, no Bonfim.

Consciente da importância da prova rainha para os adeptos sadinos, Toni Pereira, que no passado domingo alcançou com a equipa um importante triunfo (1-0) na casa do Sporting B [golo de Varela que vai em Viana do Castelo tentar marcar pela terceira partida seguida depois de o ter feito diante do Oliveira do Hospital e Sporting B], em partida da quarta jornada da Liga 3, tem preparado o embate com o Vianense com rigor máximo. Um dos aspectos a ter em conta é o facto de os oponentes ganharem uma motivação extra ao enfrentar um clube com a história do Vitória.

Entretanto, o clube verde e branco informou que os vitorianos que estejam interessados em percorrer os cerca de 420 quilómetros de distância que separaram Setúbal de Viana do Castelo podem adquirir os bilhetes para o encontro na Gestão de Sócios do Estádio do Bonfim. A publicação adianta que cada ingresso tem um custo de cinco euros.

- PUB -

 

Vitória-Monte da Caparica joga-se sábado (15 horas) em Setúbal

 

Após o êxito por 2-0 frente ao Cova da Piedade B, a contar para a primeira jornada da 1.ª divisão da AF Setúbal, o Vitória realiza amanhã, a partir das 15 horas, no campo municipal Vítor Baptista a sua estreia em casa na prova diante do Monte da Caparica. Na antevisão ao encontro, o treinador Paulo Martins mostrou-se optimista. “Sabemos que vamos ter dificuldades, mas estamos preparados para mais um duelo. Somos o Vitória e entramos sempre em campo para conseguir os três pontos e, principalmente, para dignificar o emblema que representamos”.

Ao contrário do que aconteceu na época transacta, os jogos podem agora ter público, aspecto que o técnico considera relevante. “Se há coisa grande que o clube tem é a sua massa associativa. Claro que contamos ter este ano o seu apoio. Sabemos que não vamos ter o apoio igual ao da equipa principal, mas esperamos que olhem para esta equipa como sendo o Vitória. O mais importante é símbolo com quase 111 anos de história que trazemos nas nossas camisolas”.

Paulo Martins recorda que, tal como o Vitória, os caparicanos entram em campo motivados por um triunfo na ronda inaugural. “Espero um jogo muito difícil porque se trata de um adversário bem organizado pelo seu treinador. Além disso vêm de uma vitória na primeira jornada (2-1 ao Trafaria). Tal como nós mantêm a estrutura da época passada em que, tal como nós, subiram de divisão”.

O treinador reiterou o apelo aos adeptos para que compareçam no recinto da Cova da Canastra. “Penso que será um bom jogo e gostaria muito que o maior número de adeptos do clube fosse ver o jogo para apoiar os nossos jogadores, que precisam muito dos vitorianos, que nesse dia terão a equipa principal a jogar em Viana do Castelo (2.ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Vianense)”.

A finalizar, Paulo Martins considerou estarem “reunidas as condições para se ver um bom jogo”. “Espero que o Vitória saia vencedor. É essa a mentalidade com que a nossa equipa entra em campo”, garantiu o técnico, de 44 anos de idade, que em 2020/21 levou a equipa à conquista do título de campeão distrital da 2.ª divisão da Associação de Futebol de Setúbal.

Recorde-se que o duelo entre Vitória e Monte da Caparica marca o reencontro das equipas que venceram na época as respectivas séries da 2.ª divisão de seniores da Associação de Futebol de Setúbal. Na final realizada no passado mês de Junho, no campo Vale d’ Abelha, em Paio Pires, os setubalenses venceram por 4-2.

A 1.ª Divisão Distrital, que será disputada no sistema de todos contra todos, por pontos, a duas voltas, num total de 38 jornadas, começa no dia 19 de Setembro e termina a 5 de Junho, sofrendo paragens pelo Natal (25 de Dezembro), Ano Novo (2 de Janeiro) e para acerto de calendário no dia 23 de Janeiro de 2022.

 

Andebol sadino defronta Sporting amanhã no pavilhão Antoine Velge

Também sábado, pelas 15 horas, o pavilhão Antoine Velge será palco do jogo de andebol entre o Vitória e o Sporting. O duelo com os leões marca a estreia dos sadinos em casa na presente época do campeonato da I Divisão de seniores masculinos da modalidade. Recorde-se que na ronda inaugural, o Vitória saiu vencedor, por 22-29, no reduto do Boa-Hora.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -