7 Outubro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoPrimeira etapa da Volta a Portugal Feminina leva as ciclistas a pedalar...

Primeira etapa da Volta a Portugal Feminina leva as ciclistas a pedalar de Cacilhas até Setúbal

As equipas são apresentadas no Parque Eduardo VII em Lisboa, seguem em desfile até ao Cais do Sodré e atravessam o Tejo de Barco, antes de se fazerem à estrada

 

- PUB -

A primeira Volta a Portugal feminina, que contará com a participação de 85 ciclistas de nove países, Alemanha, Colômbia, Espanha, Estónia, Irlanda, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Suécia, em representação de 14 equipas, vai realizar-se de hoje até domingo numa distância de 259,3 quilómetros.

O percurso é um itinerário geográfico, mas também histórico e de memória, ligando este momento inicial da Volta a Portugal Feminina à primeira edição da Volta Masculina, mas também recordando figuras emblemáticas do ciclismo feminino nacional.

As equipas são apresentadas esta quinta-feira pelas 12h 30m no Parque Eduardo VII, em Lisboa, seguindo em desfile até ao Cais do Sodré onde apanham um barco para Cacilhas, à semelhança do que aconteceu na primeira Volta a Portugal masculina realizada em 1927.

- PUB -

Pelas 15 horas será dada a partida simbólica, em frente à Lisnave, na Avenida Aliança Povo MFA para a primeira etapa que levará as ciclistas a pedalar de Cacilhas (passando pelo centro da cidade de Almada) até Setúbal, terra natal de Oceana Zarco, pioneira do ciclismo feminino, na década de 20, numa ligação de 81,5 quilómetros.

A partida oficial terá lugar vinte minutos depois na Estrada Nacional 10 ao lado das Bombas da GALP, a seguir a Corroios, passando a caravana pela Cruz de Pau, Fogueteiro, Casal do Marco, Coina, Penalva, Pinhal Novo, Palmela (onde está instalada a meta do prémio da montanha), Cabanas, Vendas de Azeitão, Azeitão (meta volante), Aldeia de Irmãos e Setúbal com chegada prevista às 17h 28m na Av. Luísa Todi, junto ao Largo José Afonso.

“Receber em Almada o arranque oficial da 1.ª Volta a Portugal Feminina, com a mais-valia de acolher todas as ciclistas que chegam ao nosso concelho de cacilheiro, é para nós um grande motivo de orgulho”, refere a propósito a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros.

- PUB -

A segunda etapa vai ligar Mafra a Loures, num percurso de 72 quilómetros e a terceira que poderá ser decisiva para o triunfo final, com um contra-relógio individual de 11,1 quilómetros, em Vila Franca de Xira.

No domingo, dia 5 de Setembro, à semelhança do que aconteceu na primeira volta masculina, a prova vai encerrar com a ligação entre as Caldas da Rainha e Lisboa, num total de 94,7 quilómetros, com a particularidade de ter uma meta volante instalada em A-dos-Francos, terra-natal de João Almeida que venceu recentemente a Volta à Polónia.

“A Volta a Portugal Feminina será uma motivação para as mais jovens ciclistas prosseguirem as suas pedaladas de desenvolvimento desportivo, tendo como horizonte uma carreira entre a elite. Será também uma forma de atrair novas praticantes de competição, dado o enorme poder de atracção e simpatia popular gerado pela marca Volta a Portugal”, disse o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Colisão contra portagens na A2 em Coina causa vítima mortal

Viatura bateu contra os pórticos das portagens e acabou por se incendiar

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima
- PUB -