22 Setembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Desporto Neemias Queta: “Vale a pena sonhar”

Neemias Queta: “Vale a pena sonhar”

Da formação do Barreirense à melhor liga do mundo (NBA)

Portugal pode entrar esta madrugada no mapa da NBA, caso o internacional português Neemias Queta seja um dos 60 eleitos na 75.ª edição ‘draft’, que se realiza em Nova Iorque

 

- PUB -

Passados catorze anos, os amantes do basquetebol nacional e os barreirenses em particular, vivem uma vez mais o sonho de ver o primeiro atleta português a jogar na NBA.

João “Betinho” Gomes participou no draft de 2007, mas infelizmente a sorte não lhe sorriu, mas na madrugada desta 5.ª feira, dia 29 de Julho, Neemias Queta poderá fazer história pois é um dos candidatos a entrar na melhor liga de basquetebol do mundo, a NBA. Dois atletas formados no Futebol Clube Barreirense que simbolizam o que de melhor se faz nos escalões de formação do clube.

Neemias Queta chegou ao Futebol Clube Barreirense aos dez de idade e como a maioria dos jovens que praticam minibasquetebol guardava o sonho de um dia jogar ao lado dos melhores do mundo, na melhor liga do mundo.

- PUB -

O jovem atleta barreirense é um daqueles jovens que merecem atingir os seus objectivos pois desde cedo mostrou toda a sua dedicação, empenho e vontade em aprender.

Desde o primeiro dia que entrou no Ginásio Sede, Neemias Queta cativou todos aqueles que fizeram parte do seu percurso nos diversos escalões de formação, minibasquetebol até aos Sub18, através do seu sorriso, humildade, educação, assiduidade e empenho nos treinos.

Depois de uma breve passagem pelo SL Benfica, Neemias Queta na altura com dezanove anos de idade, deu o primeiro grande passo a caminho do seu sonho; ingressou no basquetebol universitário norte-americano (NCAA).

- PUB -

O atleta barreirense, ingressou na Universidade de Utah State e aí permaneceu três temporadas (2018/2019, 2019/2020, 2020/2021) onde deixou a sua marca, conquistando o título da Conferência Mountain West por duas vezes e marcando presença em outras tantas edições do March Madness.

Actualmente com 2,15 metros de altura e 112 kg de peso, Neemias Queta  terminou a sua última época na NCAA, com médias de 14,9 pts, 10 ressaltos, 3,3 desarmes de lançamento por jogo, duas assistências e 56% de lançamento de campo, juntando a este registo a nomeação para diversos prémios individuais e escrevendo o seu nome na história da Universidade Utah State, batendo o recorde do atleta com mais desarmes de lançamento ao serviço dos Aggies.

“É um orgulho imenso para o Futebol Clube Barreirense e para todos aqueles que ao longo dos anos têm trabalhado no basquetebol de formação do nosso clube, ver um atleta barreirense no draft da NBA”, realça a direcção do clube.

Assim, “na madrugada de quinta para sexta-feira, de 29 para 30 de Julho, Portugal estará a apoiar Neemias Queta a concretizar o seu sonho, que é o sonho de todos nós. Ver o primeiro atleta português na NBA e logo um atleta formado nos nossos escalões de formação”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Burger King abre 12.° restaurante no Distrito de Setúbal

A marca Burger King aumentou para 12 o número de restaurantes que detém no Distrito de Setúbal, com a abertura de mais uma unidade...

Presidente da Fertagus diz que comboio até à Gare do Oriente depende do Estado

Ana Cristina Dourado afirma que a empresa tem objectivo de prolongar o serviço que termina na zona Roma-Areeiro

Homem desfigura prostituta à pancada em Grândola e foge do tribunal depois de apanhado a roubar carro

Dependente de cocaína, João Pratas responde agora por tentativa de homicídio com julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal   Sem dinheiro para satisfazer o vício...
- PUB -