22 Setembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Desporto OCR é uma modalidade dura e exigente que alia a corrida aos...

OCR é uma modalidade dura e exigente que alia a corrida aos obstáculos

Casa do Benfica Seixal tem uma nova modalidade

Para além do futsal e atletismo tem agora também o OCR onde a atleta Filipa Barreiros conseguiu o apuramento para o Campeonato da Europa, a realizar na Suíça.

 

- PUB -

 

A Casa do Benfica no Seixal tem desde à relativamente pouco tempo uma nova modalidade. Chama-se OCR, é desconhecida do grande público mas está devidamente organizada e os clubes que a praticam estão filiados na Federação Portuguesa de Corridas de Obstáculos, entidade que promove as provas de cariz oficial no nosso país.

 

- PUB -

Mas para ficarmos a conhecer mais pormenores sobre a modalidade fomos ao encontro de Diogo Oliveira, o responsável pela secção de OCR da Casa do Benfica no Seixal.

 

 

- PUB -

Quer explicar concretamente que tipo de modalidade é esta?

Explicando de uma forma muito sucinta, direi que o OCR “Obstacle course racing” é um desporto ou modalidade em que o atleta, através de corrida ou caminhada (estilo trail), tem de ultrapassar variadíssimos desafios em forma de obstáculos, que podem ser: suspensão, equilíbrio, muros, cordas, transporte de carga, arraste, rastejar, perícia (arco e flecha, paintball, air soft e lança).

 

Como é que o OCR aparece na Casa do Benfica no Seixal?

Devido a vários factores: por ter sido fundador e responsável da secção de atletismo na Casa do Benfica da Charneca de Caparica durante 6 anos, onde fiquei também a conhecer mais de perto a secção de atletismo da Casa do Benfica no Seixal; porque em Janeiro de 2020 inaugurei o meu estúdio de treino personalizado e treino de OCR e depois com a criação da Federação Portuguesa de OCR, senti necessidade de filiar todos os atletas que já treinam comigo a um clube do concelho do Seixal, que me garantisse experiência em termos de secções desportivas. Foi então que apresentei a proposta de parceria entre o meu estúdio “Do Fitness Studio”, situado em Corroios, e a Casa do Benfica no Seixal.

 

A ideia que fica é que se trata de uma modalidade dura, que exige grande esforço. Será mesmo assim?

É uma modalidade realmente dura e muito exigente porque alia a corrida às capacidades, força/destreza/perícia, para a ultrapassagem de obstáculos que vão desde transporte de troncos, transporte de bolas/pesos que poderão ir dos 20 até aos 60/70kg, transpor paredes inclinadas/declinadas até alturas de 3 metros com ou sem a ajuda de cordas, rastejar por baixo de arame farpado, carregar sacos de areia montanha acima e montanha abaixo, subir cordas de 10 metros e andar com o corpo suspenso em argolas.

Imaginem uma prova de corrida (pela montanha/ no asfalto/ou até mesmo no centro da cidade), onde pelo meio, tem 20 obstáculos para vencer…

 

 

Tanto quanto sabemos pode ser praticada por atletas de ambos os sexos e a CB Seixal tem inclusivamente uma atleta apurada para o campeonato da Europa. Verdade?

Sim, é verdade, o OCR é uma modalidade que pode ser praticada por ambos os sexos e por todas as idades. Em relação à competição, existem várias marcas/organizações de provas, uma das mais conhecidas chama-se Spartan Race. Apesar de ainda não ter existido uma Spartan Race em Portugal, muitos são os praticantes portugueses que vão ao estrangeiro mostrar as suas capacidades de OCR. A atleta Filipa Barreiros, em representação da CBS, na sua primeira experiência nesta competição, obteve a vitória no seu escalão (25-29 anos), na distância Beast que é caracterizada por ter uma distância de 21 km e um total de 30 obstáculos para ultrapassar. Os primeiros dez classificados de cada escalão obteriam apuramento para o Campeonato da Europa Spartan a realizar na Suíça.

 

 

Em Portugal há muitas competições durante o ano?

Antes de sermos atingidos pela pandemia, seria possível realizar uma média de duas provas por mês, durante todo o ano em Portugal, chegando a ter meses em que se podia disputar provas desta natureza todos os fins-de-semana.

 

 

Quem é que faz a gestão dos campeonatos?

As provas por norma são organizadas por entidades privadas ou por clubes, do sul ao norte do país. Com a criação da FPOCR muitas são as provas que agora terão o apoio da respectiva federação e a chegada de novas competições. Por norma no OCR temos duas vertentes de competição, Elite (atletas federados) e Open (lazer).

 

 

Acha importante deixar mais alguns esclarecimentos sobre a modalidade?

Gostaria só de terminar convidando toda a população a vir experimentar a modalidade. Realizamos os nossos treinos em Corroios no “Do Fitness Studio”. O OCR é uma modalidade super divertida e aberta a todos, dos mais baixos aos mais altos, dos mais atléticos aos menos atléticos, e com uma vantagem, até os que não gostam de correr, podem fazer a prova a andar e ultrapassar os variadíssimos obstáculos.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Burger King abre 12.° restaurante no Distrito de Setúbal

A marca Burger King aumentou para 12 o número de restaurantes que detém no Distrito de Setúbal, com a abertura de mais uma unidade...

Presidente da Fertagus diz que comboio até à Gare do Oriente depende do Estado

Ana Cristina Dourado afirma que a empresa tem objectivo de prolongar o serviço que termina na zona Roma-Areeiro

Homem desfigura prostituta à pancada em Grândola e foge do tribunal depois de apanhado a roubar carro

Dependente de cocaína, João Pratas responde agora por tentativa de homicídio com julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal   Sem dinheiro para satisfazer o vício...
- PUB -