1 Agosto 2021, Domingo
- PUB -
Início Desporto “Foi uma grande desilusão não termos podido disputar o play-off de subida”

“Foi uma grande desilusão não termos podido disputar o play-off de subida”

João Gomes, treinador do Botafogo

Clube coloca em causa a verdade desportiva porque antes do jogo já se sabia quem iria subir de divisão.

 

- PUB -

O Botafogo Futebol Clube, que esta época regressou ao futebol sénior, fez uma época bastante positiva tendo terminado a Série A do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão em terceiro lugar, posição que levou o clube a pensar que poderia disputar o play-off de subida, pelo facto da equipa B do Comércio Indústria, à luz dos regulamentos, não poder ser promovida.

Face às circunstâncias, o SETUBALENSE foi ao encontro de João Gomes, o treinador da equipa, a quem colocou algumas questões sobre o assunto:

 

- PUB -

Considera justo ter sido o Comércio Indústria B a disputar o 3.º e 4.º lugar do campeonato?

Completamente injusto. Não se consegue perceber esta decisão, o próprio treinador do Comércio Indústria no final do jogo com o Brejos de Azeitão nem sequer sabia se poderia disputar o terceiro lugar, mesmo sabendo que não podia subir. Resumo dos factos, duas semanas antes do campeonato terminar enviámos um e-mail para a AF Setúbal a pedir esclarecimentos sobre se o Comércio Indústria, mesmo não podendo subir, poderia disputar o 3.º lugar para efeitos de subida ou se no caso de ficar em segundo lugar seria substituído pela equipa com classificação imediatamente abaixo, que poderia ser o Botafogo ou o Brejos de Azeitão. No jogo que disputámos com o Comércio ganhámos por 5-3, sem termos qualquer resposta da AF Setúbal, estávamos convencidos ao falarmos com muita gente, com critério de avaliação, todos nos diziam que se conseguíssemos o 3.º lugar iríamos disputar o play-off porque o Comércio Indústria não o poderia disputar. Preparámos o último jogo com Lagoa da Palha sabendo que, se na última jornada o Comércio ganhasse ao Brejos, tínhamos que marcar à Lagoa da Palha o maior número de golos possível para ficarmos com os mesmos pontos do Brejos mas com melhor diferença entre golos marcados e sofridos. Desilusão completa na sexta-feira, dia de convocatória, quando recebemos o tão esperado e-mail da AF Setúbal com uma decisão completamente ao contrário.

 

- PUB -

“Vimos informar que em conformidade com o descrito no CO n.º 17: No caso de a equipa pertencer ao escalão de seniores, a inscrição é condicionada a: d) No caso da equipa “B”, obter classificação que desportivamente lhe confira o direito de acesso à divisão superior, onde esteja inscrita a equipa “A”, apurar-se-á para efeitos de subida, o clube classificado imediatamente abaixo;” Desta forma, cumpre-nos informar que a equipa “B” poderá disputar a fase final, se garantir desportivamente esse direito, mesmo não podendo subir.

 

Qual o balanço que faz do trabalho desenvolvido pela equipa ao longo do campeonato?

Os jogadores foram extraordinários, trabalharam de uma forma espectacular. Nós, equipa técnica, sentíamos um prazer muito grande em trabalhar com este grupo de trabalho porque de facto foram todos fantásticos. Neste campeonato fomos dos mais prejudicados, quando fomos aos Brejos de Azeitão tínhamos zero jogos e zero pontos quando as outras equipas já iam fazer o seu terceiro jogo. Perdemos com o Brejos no jogo menos conseguido da nossa parte e fomos para a 4.ª jornada em último lugar com zero pontos. Num campeonato muito curto não é fácil recuperar mas com estes jogadores foi possível. Quero agradecer à direcção do Botafogo todo o esforço, dedicação e compromisso em todos os momentos da época. São pessoas do melhor que tenho apanhado no futebol, nunca nos faltou rigorosamente nada, alguns jogadores até ficaram muito admirados por em todos os treinos terem sempre lanche completo. As pessoas que estão nesta direcção fazem das tripas coração para dar tudo o que podem de uma forma carinhosa para os jogadores. Muito obrigado.

 

Na próxima temporada o Botafogo vai fazer uma aposta mais forte para tentar subir de divisão? 

A grande maioria dos jogadores vai continuar e isso dá a garantia de sermos candidatos aos primeiros lugares. Iremos contratar três ou quatro jogadores para posições que entendemos ser necessário reforçar. Esses jogadores já estão identificados e serão com toda a certeza mais-valias para este grupo.

 

Novos projectos em perspectiva: Iluminação eficiente, sistema de rega, futebol de formação e futebol feminino 

 

O Botafogo Futebol Clube cumpriu no domingo, dia 27 de Junho, o sonho de inaugurar o relvado sintético e o sistema de aquecimento de águas dos balneários do Campo António Henrique de Matos, em Cabanas.

 

Emocionado, o presidente do clube, Belarmino Marques, agradeceu o apoio da sua equipa, bem como do Município de Palmela, da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e do conjunto de empresas e associados que ajudaram a concretizar este desejo antigo.

 

Apesar do período de enormes dificuldades que o movimento associativo atravessa e da paragem forçada da actividade devido à pandemia, o clube continua a sonhar e está já a trabalhar em futuras candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, do Instituto Português do Desporto e da Juventude com vista à instalação de iluminação eficiente e de um sistema de rega.

 

- PUB -

Mais populares

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

“Quero fazer esta época o jogo de despedida para depois assumir o cargo de treinador”

“Não me ofereço aos clubes e não peço favores a ninguém, se tiver que treinar será onde me queiram e onde acreditem em mim”, refere Paulo Catarino

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -