5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioDesportoElite mundial mergulha no Rio Sado em busca do apuramento Olímpico

Elite mundial mergulha no Rio Sado em busca do apuramento Olímpico

“Orgulho para a cidade e um privilégio para o País”, diz vereador do Desporto Pedro Pina

 

- PUB -

Tal como já tinha acontecido em 2012 e 2016, o Rio Sado e a cidade de Setúbal voltam, a 19 e 20 de Junho, a marcar presença no circuito mundial de águas livres com a realização de uma maratona aquática internacional – FINA Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament 2021 –, prova de 10 quilómetros em águas abertas, que garante o apuramento para os Jogos Olímpicos que decorrem este ano em Tóquio, Japão.

Numa competição em que estarão presentes mais de uma centena de nadadores em representação de quase 40 países, a escolha de Setúbal é vista com muita satisfação por Pedro Pina, vereador do Desporto da Câmara Municipal sadina. “Em primeiro lugar, representa um enorme orgulho para a cidade, um privilégio para o País e todos aqueles que são amantes do desporto”.

A repetição de Setúbal como palco da qualificação para os Jogos Olímpicos não deixa o autarca indiferente.“Conjugamos a incontornável condição de repetirmos o apuramento pelo terceiro ciclo olímpico. Depois de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016) segue-se Tóquio. Trata-se de uma situação excepcional, e de uma prova que tem características ímpares. Falamos de uma competição que apura directamente atletas para os Jogos Olímpicos, que são a prova maior do desporto. Para um atleta não há maior prestígio do que estar numa competição olímpica”.

- PUB -

O autarca, que frisou a O SETUBALENSE as “condições ímpares para a prática de natação em águas abertas” que o Rio Sado proporciona, destacou também outro factor para a confiança depositada em Setúbal. “Quem escolhe Setúbal é a Federação Internacional de Natação e essa escolha é confirmada pelo Comité Olímpico, que é a entidade que tem responsabilidade directa neste processo”.

E acrescenta: “Isso só é possível porque existe um reconhecimento da enorme competência e capacidade que Setúbal tem demonstrado ao longo dos últimos anos na organização de grandes eventos. Só tem lugar em Setúbal pela excelência e organização que tem na Câmara Municipal o principal executor de todo o evento”, que este ano não terá público no Parque Urbano de Albarquel (PUA), devido ao actual contexto provocado pela pandemia de covid-19.

Pedro Pina assegura que todas as condições de segurança estão salvaguardadas. “Esta prova é muito particular. Os atletas vão ser sujeitos a regras muito exigentes pela situação pandémica que ainda vivemos. Haverá testagem obrigatória e funcionamento em bolha dos grupos e selecções, com entradas muito reservadas no próprio espaço do circuito onde se realiza a própria prova”.

- PUB -

“As circunstâncias são as que são e é com estas que temos de trabalhar e fazer um evento que vai trazer a nata da nata ao nosso país”, lembrou, sublinhando a presença dos atletas nacionais que buscam passaporte para Tóquio. “Há a expectativa de que a armada portuguesa, quer no sector feminino como masculino, possa fazer a sua gracinha. A Angélica André, que já é uma repetente, e os mais novos (Tiago Campos e Mafalda Rosa) que terão a oportunidade de nadar com os melhores do mundo”.

Segurança total no PUA

Ainda sobre a ausência de público, o vereador do município setubalense admite que se não houvesse restrições a envolvência seria diferente, mas, frisa, existem outras prioridades. “Não queremos é repetir alguns dos acontecimentos de grande dimensão e expressão desportiva que aconteceram recentemente e não foram um bom exemplo para ninguém. Esta prova tem características distintas porque não tem o mediatismo do futebol. Não escondo que sendo um apuramento olímpico a expectativa de termos duas ou três mil pessoas no PUA seria absolutamente fácil de encontrar. No entanto, as condições que se impõem são estas”.

“Portanto a prova vai estar reservada aos staffs de apoio de equipas técnicas e aos próprios atletas, bem como a um número reservadíssimo de convidados que estão relacionados com as entidades que concorrem também ao evento desde o Governo Português ao Instituto Português do Desporto e da Juventude e da Câmara Municipal”, disse, confessando que “gostaria de ter os setubalenses, os portugueses e todos aqueles que visitam o concelho a encher o PUA”.

A competição organizada pela Federação Internacional de Natação, Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal de Setúbal apura os Jogos Olímpicos de Tóquio os dez melhores em cada género.

A prova feminina decorre a 19 de Junho (sábado) e a masculina no dia 20 (domingo), ambas a têm início pelas 16 horas.

Recorde-se que a decisão de que a Setúbal seria anfitriã desta prova foi anunciada a 7 de Abril, pela Federação Internacional de Natação, depois de a competição, originalmente agendada para os dias 29 e 30 de Maio, para Fukuoka, Japão, ter sido cancelada devido à evolução pandémica naquele país asiático.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -