25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioDesporto“Gratidão do tamanho do mundo aos adeptos por tudo o que...

“Gratidão do tamanho do mundo aos adeptos por tudo o que fizeram por nós”

Treinador do Vitória FC frisa importância dos sadinos na caminhada da equipa em 2020/21

“Fomos sentido no nosso íntimo que não os podíamos defraudar”, disse Alexandre Santana

 

- PUB -

Concluída a participação do Vitória Futebol Clube na edição 2020/21 da Série Sul do Campeonato de Portugal da fase de acesso à II Liga, o treinador Alexandre Santana fez questão de deixar, em nome do plantel que dirige, uma palavra de apreço aos adeptos que não puderam estar nas bancadas esta época, mas estiveram desde a primeira hora ao lado da equipa.

Exemplo disso mesmo foi dado ontem em Torres Vedras, cidade onde se deslocaram muitos adeptos do clube para apoiar a equipa antes do jogo nas artérias de acesso ao Estádio Manuel Marques, recinto em que mediram forças Torreense e Vitória, em partida da sexta e última jornada da prova. “O que vimos aqui hoje dos nossos adeptos foi incrível”, disse o técnico a O SETUBALENSE, após o encontro.

E acrescentou: “Deixo-lhes uma palavra de gratidão do tamanho do mundo por tudo o que fizeram por nós, pelas mensagens que nos fizeram chegar e apoio que nos têm dado desde o primeiro dia. Tem sido de louvar e tem-se sentido cá dentro. Fomos sentido no nosso íntimo que não os podíamos defraudar”, disse depois da derrota (2-0) que, aliada ao triunfo do Estrela da Amadora em Leiria deitou por terra as aspirações de subir de divisão.

- PUB -

Não obstante a derrota, que manteve o clube no terceiro lugar da classificação do grupo (com sete pontos, menos quatro que Estrela e Torreense), Alexandre Santana deseja que os vitorianos permaneçam ao lado da equipa. “Espero que continuem com esse sentimento porque a semana passada não éramos os melhores do mundo e hoje não somos os piores. Daremos o nosso melhor todos os dias em prol do que é o clube e a dimensão Vitória. É assim que vamos continuar”.

Sobre as contas da subida, o treinador lembrou que ninguém pode acusar os seus jogadores de não terem deixado tudo em campo. “Não ganhámos e mesmo que o fizéssemos não daria para subir, mas, independentemente de dar para subir ou não, há uma coisa que está bem clara para mim e para os jogadores: temos que largar tudo em campo do primeiro ao último minuto. Foi isso que tentámos fazer, umas vezes melhor e outras pior. Ninguém de boa-fé pode dizer o contrário sobre o que foi o nosso trabalho e esforço”.

O timoneiro dos sadinos fez questão de endereçar os parabéns aos adversários, lembrando que tinham condições superiores ao Vitória. “Há também que dar mérito às outras equipas, aos outros jogadores e estruturas, que têm desde início uma sustentabilidade e orçamentos maiores do que o nosso para a subida de divisão. Independentemente desses factores todos, fomo-nos agarrando ao pouco que tínhamos, construindo com todos, interna e externamente”.

- PUB -

“Orgulho e gratidão”

Instado por O SETUBALENSE, ainda no relvado do Estádio Manuel Marques, a partilhar as palavras que melhor descrevessem a caminhada da equipa, Alexandre Santana não hesitou. “Orgulho e gratidão. Fomos criando um grupo do nada e fomos vendo que se acreditássemos, mesmo com uma equipa muito jovem, era possível. Trabalhámos incansavelmente e fomos alimentando um sonho. Estou muito orgulhoso por eles e pelo trabalho que fizemos”.

Há muitas pessoas a quem agradecer, frisa o técnico. “Uma gratidão enorme ao clube por toda a sua dimensão e um agradecimento muito grande a todos os que, desde o dia em que cá entrámos, a 25 de Agosto 2020, fizeram tudo para que as coisas corressem o melhor possível. É a nossa alma. Quando não ganhamos e não nos superamos estamos tristes, mas muito orgulhosos por tudo o que procurámos fazer desde o primeiro momento. Isso é inequívoco”.

O timoneiro dos sadinos confessa que no arranque dos trabalhos não pensou chegar à derradeira jornada com hipóteses de subir à II Liga. “Inicialmente, não. Ao longo da primeira fase fomos somando os pontos e começámos a perceber, ao fim de um terço da primeira fase, que ia ser possível. Virámos agulhas para forçar tudo, pelo que sentíamos, pela dimensão do clube e pelo nosso desejo de sermos mais fortes a cada dia que passa, que podíamos ir mais além”.

E continua: “Passámos à fase seguinte e, cumprido esse objectivo, estabelecemos uma nova meta, que era claramente passar esta fase. Quem estava aqui e não tinha essa ambição, não podia cá estar. Fomos alimentando o sonho, mas, com as duas derrotas que tivemos em casa com o U. Leiria e Torreense [ambas por 2-1], acabámos por ficar um bocadinho em baixo. A partir daí reconstruímos com os talentos que cá temos, com os miúdos que estão na formação”.

Alexandre Santana considera que a estabilidade dada pela direcção contribuiu para o percurso realizado. “Começámos a perspectivar o trabalho que a direcção estava a fazer do ponto de vista da estabilização do clube e dar equilíbrio ao clube do ponto de vista da estrutura. Começámos a projectar o que poderia ser o dia de amanhã. Por incrível que pareça, depois das duas derrotas, vamos à Amadora e ganhamos no último minuto (3-2) e voltámos a seguir a ganhar ao U. Leiria (2-1)”.

Os êxitos obtidos alimentaram o sonho à entrada para a última jornada. “Nesse momento acenderam-se as luzes todas e pensámos que matematicamente ainda era possível. Continuámos a trabalhar como sempre o fizemos, continuando a projectar o futuro do clube e contribuindo para a sua estabilidade, para ir à luta na última jornada”. A equipa batalhou e deixou tudo em campo, mas não conseguiu evitar a derrota que, a par do triunfo do Estrela em Leiria, colocou o ponto final no sonho da subida.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -