1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioDesporto“O ADN Vitória leva-nos a lutar pelo triunfo até ao último minuto”

“O ADN Vitória leva-nos a lutar pelo triunfo até ao último minuto”

Treinador comenta reviravolta épica na Amadora que mantém equipa na corrida pelo 1.º lugar

“Resultado foi uma consequência da nossa busca pelos golos na segunda parte”

 

- PUB -

O triunfo (3-2) obtido anteontem no reduto do Estrela da Amadora veio provar que Alexandre Santana, treinador do Vitória FC, estava certo quando na jornada anterior se recusou a desistir do primeiro lugar após a derrota (2-1) sofrida em casa com o Torreense. Uma reacção extraordinária no segundo tempo permitiu aos sadinos, que perdiam 2-0 ao intervalo, operar a reviravolta no marcador com um golo no derradeiro lance do jogo.

Agora com quatro pontos somados em igual número de jornadas, em igualdade pontual com o U. Leiria, os verdes e brancos, quando faltam duas partidas, estão a três pontos dos primeiros classificados E. Amadora e Torreense. Graças ao êxito na Reboleira, o Vitória mantém-se na corrida pela subida lembra o técnico destacando a postura do plantel que dirige. “Independentemente de termos seis pontos de avanço ou seis de atraso na classificação, a mentalidade e o trabalho que se faz tem que levar a este registo”.

Após o final do encontro de domingo no Estádio José Gomes, Alexandre Santana considerou que mais do que o triunfo ter representado uma prova de vida, mostrou a fibra do grupo. “Não direi que foi uma prova de vida. O ADN que temos tido desde o início do ano e o ADN Vitória leva-nos a lutar pelo triunfo até ao último minuto e a tentar ser mais fortes a cada jogo e treino que passa”.

- PUB -

Depois de uma má primeira parte dos vitorianos, o técnico não hesitou em afirmar que a exibição produzida após o intervalo justificou o sucesso alcançado com o golo apontado aos 90+5 minutos. “Este registo levou-nos a uma vitória. Houve outros jogos em que não o conseguimos, mas hoje conseguimo-la, pelo que fizemos em campo, de forma justa”, sublinhou.

O facto de a equipa ter conseguido manter o foco permitiu que reagisse ao 2-0 com que terminaram os primeiros 45 minutos. “Depois de estarmos a perder conseguimos mantermo-nos serenos e emocionalmente equilibrados. Isso trouxe-nos depois do nosso primeiro golo [apontado pelo capitão José Semedo, aso 56 minutos] uma vontade ainda maior do que a que tínhamos para vencer o jogo”.

Volvidos quatro minutos, lembrou Alexandre Santana na sala de imprensa do estádio dos amadorenses, os setubalenses repuseram a igualdade com um cabeceamento certeiro de Gonçalo Batista, aos 60, facto que afectou ainda mais o oponente. “O Estrela desequilibrou-se um bocadinho quando sofreu o primeiro golo e no segundo (empate 2-2) ficou muito intranquilo e nós acabámos por começar a forçar, acabando por fazer o golo no último minuto”.

- PUB -

Apesar de o golo do triunfo [auto-golo de Zé Pedro, aos 90+5] ter surgido no último lance do encontro, o treinador frisa que o mesmo não foi obra do acaso. “Não diria que foi uma felicidade porque houve uma procura constante na segunda parte. A vontade e querer dos nossos jogadores e a organização colectiva que tiveram para chegar a esse momento foram essenciais. Fomos felizes por ter sido no último minuto, mas também foi uma consequência da nossa busca pelos golos na segunda parte”.

Não obstante o desfecho favorável, o treinador dos verdes e brancos reconheceu que os golos sofridos foram permitidos devido a erros da sua equipa. “Os golos que sofremos na primeira parte foram lances de bola parada. Houve um erro de percepção de ‘timing’ na entrada da bola que deu o 2-0 ao adversário. O Estrela também teve mérito na colocação de jogadores na zona naquele momento”.

No cômputo geral, ficou na retina de quem assistiu à partida entre E. Amadora e Vitória, ao vivo ou através da televisão, uma reacção épica dos atletas que, mesmo com dois golos de desvantagem, acreditaram sempre na reviravolta que veio a acontecer. “Na segunda parte, acho que fomos superiores e criámos, de forma equilibrada, mais situações de finalização e acabámos por ser felizes”.

Após as emoções fortes vividas anteontem, os comandados de Alexandre Santana centram já atenções na primeira de duas finais que vão disputar na fase de acesso à II Liga (Zona Sul), A contar para a quinta jornada da prova, o Estádio do Bonfim será no sábado, pelas 20 horas, palco do embate com o União de Leiria. À mesma hora medem forças, no Estádio José Gomes, o Estrela da Amadora e o Torreense.

 

Formação e modalidades com desfechos distintos

 

Entretanto, no fim-de-semana, em partida a contar para a segunda jornada do Campeonato Distrital da II Divisão da Associação de Futebol de Setúbal (Série A), os sadinos foram no sábado à tarde ao campo da Bela Vista vencer o vizinho UF Comércio e Indústria B, por 1-0, no dérbi da cidade. Nos escalões de formação, registaram-se os seguintes desfechos: empate (0-0) entre Vitória e Sacavenense (sub-19), derrota (2-0) com o Cova da Piedade em sub-17 e goleada (8-0) ao CD Beja (sub-15).

Nas modalidades extra futebol, a equipa de andebol perdeu (41-38) frente ao Águas Santas, em jogo da 27.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1. Em ténis de mesa, em partida da nona ronda do campeonato nacional 2.ª Divisão de Honra (Zona Sul), o Vitória não evitou a derrota (4-1) com o Benfica. No futsal, a equipa masculina venceu 5-0 o FC São Francisco e a feminina perder 4-0 com o Feijó, em partidas do campeonato distrital de seniores.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -