24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioDesportoRelvado do Estádio Alfredo da Silva pronto para receber dragões

Relvado do Estádio Alfredo da Silva pronto para receber dragões

O jogo realiza-se no sábado às 14h3, terá transmissão televisiva e a receita que pertencia ao FC Porto foi oferecida ao Desportivo Fabril

Sábado será certamente um dia de festa para o Grupo Desportivo Fabril do Barreiro porque vai receber no seu estádio o Futebol Clube do Porto, em jogo a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal.

- PUB -

Mais de 46 anos depois, os dois emblemas voltam a medir forças na prova rainha do futebol nacional. A última vez que se defrontaram na competição foi na edição de 1973/74 quando os azuis e brancos, que eram comandados por Bella Guttmann, receberam a então denominada CUF e venceram por 3-1, após prolongamento, sendo o golo dos “fabris” marcado por Manuel Fernandes, que depois se transferiu para o Sporting.

As duas equipas já se defrontaram nove vezes para a Taça de Portugal, quatro no Estádio Alfredo da Silva e cinco no antigo Estádio das Antas e o histórico de resultados é claramente favorável ao clube da cidade invicta que obteve oito vitórias. O melhor resultado que a CUF conseguiu frente aos dragões para a Taça de Portugal foi em 1966/67, na altura em que a competição era disputada a duas voltas, quando empatou a uma bola, no Barreiro.

A última vez que os dragões actuaram no Estádio Alfredo da Silva foi em Outubro de 1975, em jogo relativo à 6.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. A CUF era treinada na altura por Mário João e nesse jogo a vitória sorriu ao FC Porto, por 3-0, com dois golos de Ademir e um do peruano Teófilo Cubillas.

- PUB -

Para que o encontro se pudesse realizar no Barreiro houve necessidade de efectuar uma reunião entre os dois clubes e Federação Portuguesa de Futebol. “Só o Fabril fez exigências e todas elas foram aceites”, disse à comunicação social o presidente do clube, Faustino Mestre que conseguiu convencer os outros intervenientes para a realização do encontro no sábado à tarde, dado que não tem iluminação suficiente para o realizar em horário nocturno.

O arranjo do relvado, que apresentava algumas deficiências, em determinadas zonas e já estava prevista, está a decorrer nesta altura. E, a fatia dos direitos na transmissão televisiva relativa ao FC Porto foi oferecida ao Fabril, mas não tem nada a ver com a reparação do relvado.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -