19 Maio 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioDesportoRúben Guerreiro pedalou para a Medalha de Ouro do Montijo

Rúben Guerreiro pedalou para a Medalha de Ouro do Montijo

A Câmara Municipal do Montijo decidiu, por unanimidade, na reunião pública de quarta-feira, propor a atribuição da Medalha de Ouro do Concelho ao ciclista Rúben Guerreiro.

- PUB -

A proposta foi incluída num voto de saudação apresentado pelo presidente da autarquia, Nuno Canta, a pretexto do triunfo do ciclista montijense de 26 anos na nona etapa do Giro d’ Itália.

O autarca socialista destacou o atleta pelo desempenho conseguido no passado dia 11, numa das mais importantes competições de ciclismo no mundo.

“A recente vitória confirma o prestígio da sua carreira e promove o Montijo. Além do triunfo, Rúben Guerreiro fica para a história por ter sido o primeiro português a envergar a camisola azul [líder do prémio da montanha] na Volta à Itália em bicicleta”, frisou, ao mesmo tempo que lembrou o facto de o ciclista se ter estreado desportivamente na competição  “BTT de Canha”.

- PUB -

Antes de Rúben Guerreiro, apenas outro ciclista de nacionalidade portuguesa havia conseguido vencer uma etapa no giro italiano: Acácio da Silva fê-lo por três vezes na edição de 1989.

Ao serviço da equipa EF Pro Cycling, o montijense, que reside em Santo Isidro de Pegões, pôs fim a um jejum luso com mais de 30 anos em terras transalpinas. Foi também a primeira vitória de Rúben Guerreiro numa etapa de uma prova do World Tour Cycling – integra o Tour (França), o Giro (Itália) e a Vuelta (Espanha).

Esta 103.ª edição do Giro d’ Itália iniciou-se a 3 deste mês e termina no próximo dia 25.

- PUB -

O montijense, recordou ainda Nuno Canta, foi distinguido em 2019 pela autarquia com o prémio de Mérito Desportivo.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta
- PUB -