23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioDesportoPavilhão Leonel Fernandes escolhido para fase pré-preliminar da 3.ª Divisão Nacional

Pavilhão Leonel Fernandes escolhido para fase pré-preliminar da 3.ª Divisão Nacional

Fernando Marques está orgulhoso pela escolha e optimista em relação à nova época porque o clube que preside vai ter todos os escalões, incluindo os seniores.

 

- PUB -

O Pavilhão Municipal Leonel Fernandes, recentemente inaugurado, vai ser palco da fase pré-preliminar da Zona Sul do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão de Hóquei em Patins, que se disputa entre os dias 4 e 6 de Setembro.

 

Na competição vão participar as equipas do Boliqueime, Vilafranquense e Marítimo que se defrontam entre si. Os dois primeiros classificados ficam apurados para disputarem a prova de apuramento para o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, Zona Sul, e o último classificado participa na 3.ª Divisão Nacional.

- PUB -

 

No dia 4 de Setembro, sexta-feira, às 20h 30m, defrontam-se Boliqueime e Vilafranquense; no sábado, dia 5, joga-se o Marítimo – Boliqueime, às 17 horas; e, o último jogo realiza-se entre o Vilafranquense e o Marítimo, também às 17 horas.

 

- PUB -

Para Fernando Marques, presidente da Criar-t, instituição de solidariedade social que se dedica também à prática desportiva, e neste caso concreto ao hóquei em patins sente-se orgulhoso por receber a prova no “seu” pavilhão.

 

“Estamos muito satisfeitos pelo facto da Federação se ter lembrado de nós. Isto é também uma forma de reconhecer o trabalho feito pelas pessoas que têm contribuído para a manutenção e desenvolvimento da modalidade no concelho do Seixal”.

 

Com a construção do pavilhão, a quem foi dado o nome de uma velha glória seixalense, o Grupo Desportivo Criar-t fica com excelentes condições para a prática da modalidade que tem tudo para se expandir.

 

“Nós somos uma IPSS que aposta no desporto como forma de contribuir para a integração social das pessoas e a modalidade em que apostámos mais foi no hóquei em patins, embora o futebol e o futsal também marquem presença. A opção pelo hóquei em patins tornou-se mais fácil pelo facto do Seixal Futebol Clube não ter dado continuidade à modalidade, devido aos problemas que levaram à sua extinção. Nós agarrámos a oportunidade, andámos com a casa às costas ao longo de quatro anos mas agora, com a construção do pavilhão as coisas são completamente diferentes”, fez questão de salientar.

 

Fernando Marques adiantou que “a criação da equipa sénior já estava programada antes da pandemia porque entendemos que esta seria a altura ideal para a construir. Vem trazer uma perspectiva de futuro para os atletas das camadas jovens que ficam assim com a possibilidade de progredirem até aos seniores. Apesar de estarmos numa situação complicada contamos com o apoio de alguns patrocinadores que vão suportar a totalidade as despesas com a equipa”, salientou.

 

Sobre os objectivos para a competição em que vai entrar, o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, o presidente da Criar-t opta por um discurso cauteloso.

 

“Vamos pensar jogo a jogo mas, como é evidente, queremos mais que isso. Temos uma equipa totalmente nova é certo mas com muita ambição. Não vou dizer que o objectivo seja a subida de divisão porque não queremos elevar a fasquia a esse nível, mas queremos ter uma equipa que seja capaz de lutar pelos lugares cimeiros. O Seixal merece ter uma equipa assim”, realçou.

 

O presidente da Criar-t adiantou que este ano o clube vai ter “todos os escalões e, pela primeira vez, uma equipa de sub-23. Temos sentido alguma dificuldade nos escalões mais jovens mas agora com as novas instalações creio que vamos ter uma maior dinâmica e o número de atletas vai crescer, contrariando assim a tendência dos últimos tempos”.

 

E a finalizar a nossa conversa deixou também um desejo. “Para assinalar a inauguração do pavilhão e homenagear o Leonel Fernandes, com a presença de público, gostaríamos de promover um torneio de hóquei em patins, que se mantivesse ao longo dos anos.

 

Plantel da equipa sénior

 

A equipa sénior da Criar-t vai trabalhar sob o comando técnico de Eduardo Marques que na época de 2018/19 levou o GD Sesimbra à conquista da zona sul do campeonato nacional da 3.ª divisão, sem derrotas.

 

Alexandre Maricato, Rodrigo Lopes “Chochinha” e Filipe Nabais (ex-Sesimbra), Gonçalo Gomes, Guilherme Gomes e Guilherme Bonet (ex-Santa Cita), José Gago (ex-Parede), André Candeias (ex-Stuart Carvalhais), Tomás Lapa (ex-Salesiana), Francisco Cruz e Ricardo Pedro, são os jogadores que constituem o plantel que será novidade nesta época de 2020/21.

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -