19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoAmora estreia-se na Liga BPI frente ao Sporting em Alcochete

Amora estreia-se na Liga BPI frente ao Sporting em Alcochete

Dos nove jogos a realizar na primeira fase as amorenses fazem quatro na condição de visitadas e cinco na qualidade de visitantes.

 

- PUB -

 

Realizou-se na passada sexta-feira, no auditório 2 da Cidade do Futebol, à porta fechada, o sorteio da Liga BPI que arranca no dia 27 de Setembro, com a realização da primeira jornada.

 

- PUB -

A prova que será disputada em novos moldes, devido à reformulação feita na sequência da pandemia, apresenta algumas novidades, sendo uma delas o Amora que se estreia na competição com uma deslocação a Alcochete para defrontar o Sporting, no Estádio Aurélio Pereira.

 

De acordo com o sorteio realizado, na série sul, os jogos da primeira jornada são os seguintes: A-dos-Francos – Benfica; Futebol Benfica – Damaiense; Estoril – Marítimo; Ouriense – Torreense e Sporting – Amora.

- PUB -

 

Na zona norte, defrontam-se: Fiães – Clube Albergaria; Cadima – Gil Vicente; Famalicão – Valadares Gaia; Boavista – Condeixa e Braga – Ovarense.

 

Centralizando a nossa atenção na equipa da região que disputa a competição, verifica-se que na 2.ª jornada o Amora recebe o Estoril no Parque do Serrado, no dia 4 de Outubro; na jornada seguinte desloca-se a Benfica para defrontar o “Fófó (10/10); depois joga em casa com A-dos-Francos (17/10); desloca-se ao reduto do Benfica (1/11); será anfitrião do Damaiense (8/11); viaja até à Madeira para defrontar o Marítimo (15/11); volta a jogar fora de casa com o Ouriense (21/11) e termina esta fase a jogar em casa com o Torreense (6/12).

 

Como se pode verificar, a Liga BPI será disputada por 20 clubes, os 12 da temporada anterior e os primeiros classificados de cada uma das oito séries do campeonato nacional da 2.ª divisão da época 2019/20, em duas fases, uma para apuramento do campeão e a outra para decidir a manutenção e as descidas.

 

Na primeira fase os clubes são divididos em duas séries, Norte e Sul, jogando entre si, uma vez, por pontos. Os quatro primeiros classificados de cada série são apurados para a fase de apuramento do campeão e os restantes vão disputar a fase de manutenção e descida, transitando com metade dos pontos conquistados.

 

Na fase de apuramento do campeão, os oito clubes jogam entre si, a duas voltas, por pontos, para apurar o vencedor e na fase de manutenção e descidas, os 12 clubes participantes serão distribuídos por duas séries de seis clubes, de acordo com a sua localização geográfica, jogando todos entre si, em cada série, duas vezes, uma na condição de visitado e outra como visitante.

 

Descem ao Campeonato Nacional da 2.ª Divisão os dois últimos de cada série e os clubes classificados em 3.º e 4.º lugar, em cada série, vão jogar um play-off a duas mãos, de acordo com o seguinte emparelhamento: 4.º classificado da zona norte – 3.º classificado da zona sul e 4.º classificado da zona sul – 3.º classificado da zona norte. Os vencedores permanecem na Liga BPI e os derrotados descem à 2.ª divisão.

 

Na época de 2021/22 a Liga BPI será reduzida para 16 clubes.

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -