2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioDesportoGD Alfarim é o único clube certificado para formação no concelho de...

GD Alfarim é o único clube certificado para formação no concelho de Sesimbra

Federação de Futebol reconhece clube como entidade formadora

 

- PUB -

O Grupo Desportivo de Alfarim tem vindo a desenvolver excelente trabalho a nível do futebol de formação e isso foi inteiramente reconhecido pela Federação Portuguesa de Futebol com a atribuição do certificado como entidade formadora, para grande satisfação dos seus dirigentes por se tratar do primeiro clube do concelho a receber tal distinção.

 

Vítor Cruz, vice-presidente do clube e director da entidade formadora, em entrevista ao “Setubalense” revela todos os pormenores sobre o projecto que se apresenta bastante aliciante, tanto para formadores como para formandos.

- PUB -

 

O GD Alfarim é ao nível da formação a única entidade formadora certificada do Concelho de Sesimbra. Que significado tem isto para o clube?

É verdade, no concelho de Sesimbra actualmente é o único clube certificado como entidade formadora pela Federação Portuguesa de Futebol. A certificação tem como objectivo melhorar o trabalho na formação de atletas, pessoal, social e desportivo que os clubes desempenham no seu dia-a-dia. Foi um marco importantíssimo para o futebol de formação do clube, quer ao nível da organização de processos, normas, reforço de recursos humanos capacitados, metodologia de ensino e condições para prestar trabalho competente a todos os praticantes.

- PUB -

 

Para atingir a certificação o clube teve que cumprir alguns requisitos exigidos. Isso não constituiu grande obstáculo?

Começo por citar uma frase de Fernando Pessoa “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. Quando iniciámos este processo no início da época 2018/2019, definimos um caminho e traçámos o respectivo plano. Em virtude de ser um processo complexo e que abrange diversas áreas o clube escolheu as pessoas, para que cada uma na sua área, com a sua experiência e conhecimento, fosse ao encontro dos requisitos exigidos, para alcançarmos o objectivo final que passava pela obtenção da certificação. Com um trabalho de equipa perfeito, a palavra obstáculo deixou de constar no dicionário do Grupo Desportivo de Alfarim e atingimos o objectivo a que nos tínhamos proposto.

 

Para a nova época desportiva, o GD Alfarim vai entregar um novo processo para avaliação. Qual é a intenção?

Depois da primeira certificação obtida como entidade formadora certificada e de analisarmos o que poderia ser melhorado e o que seria necessário, definimos uma estratégia para alcançar determinados parâmetros que nos levassem a criar mais e melhores condições para todos aqueles que queiram fazer parte deste clube. Para tal reformulámos alguns critérios, tais como, a nossa estrutura referente ao departamento médico, as linhas orientadoras de formação do clube, bem como a formação dos nossos recursos humanos em diversas áreas (saúde, treino, dirigismo). O principal objectivo para a candidatura já submetida em 26 de Junho de 2020, passa por alcançar uma melhor classificação como entidade formadora certificada.

 

O clube fica localizado numa zona algo distante dos grandes centros populacionais. Contudo, mesmo assim tem tido uma forte adesão de atletas?

É verdade, o clube apesar de estar deslocado dos grandes centros, tem tido uma boa dinâmica nestes últimos anos. Um encarregado de educação quando procura um clube para o seu educando é exigente e procura saber como funciona o processo e que condições têm para oferecer. Nestes últimos anos o feedback que chega diz-nos que estamos no caminho certo. A outra parte que complementa o que referi anteriormente, são as pessoas, costumo dizer que temos os melhores treinadores e directores do mundo, os melhores massagistas, nutricionista, psicólogos e tantos outros dentro de um projecto formador em que não olhamos apenas para o resultado desportivo.

 

O clube proporciona boas condições de trabalho tanto a técnicos como a jogadores. Nos dias de hoje são factores importantes?

O projecto do GD Alfarim assenta na formação global da criança, nesse sentido é necessário dar as maiores e melhores condições a todos aqueles que frequentam o clube. Além dos recursos humanos já referidos temos uma médica responsável por um departamento que inclui enfermeira, fisioterapeuta, massagista e recursos humanos formados em cuidados básicos de saúde e primeiros socorros, temos um responsável pelo acompanhamento escolar que faz a ponte entre clube e estabelecimentos de ensino, temos um responsável pela área da ética e da integridade, um elemento que gere toda a comunicação e muitos outros elementos que ao perceberem que existe uma linha orientadora na formação global da criança/jovem, quiseram juntar-se a uma estrutura que cresce de ano para ano.

 

Quais são na globalidade os objectivos do GD Alfarim para a época de 2020/2021, no que respeita à formação?

O principal objectivo do futebol de formação do GD Alfarim actualmente visa contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento físico, motor, psicológico e social dos nossos atletas. Estamos convictos de que o desenvolvimento conjunto destes factores, nos levará a formar “Homens” que contribuam para um mundo melhor e que naturalmente, no final da sua etapa formativa, integrem a equipa sénior do GD Alfarim e que continuem a praticar a modalidade com alegria.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -