29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoVitorianos submetidos a testes à Covid-19 antes do regresso aos treinos no...

Vitorianos submetidos a testes à Covid-19 antes do regresso aos treinos no Bonfim

Exames estão previstos para sábado e plantel deverá arrancar treinos com horários diferenciados na segunda-feira.

 

- PUB -

Se tudo correr como previsto, os jogadores do Vitória FC voltam na próxima segunda-feira a pisar o relvado do Estádio do Bonfim, mais de mês e meio depois de aí terem trabalhado antes da suspensão dos treinos e da competição devido à pandemia da Covid-19. Antes de poderem fazê-lo os atletas e equipa técnica serão submetidos no sábado a testes de modo a assegurar a segurança do grupo.

A decisão de avançar com esta medida vai ao encontro do plano de acção para a retoma progressiva à competição, elaborado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a que O Setubalense – Diário da Região teve acesso. O nosso jornal apurou que depois dos primeiros testes, que todos desejam ter resultado negativo, a equipa vai trabalhar dividida em vários grupos com poucos jogadores e em horários diferenciados.

Mais adiante, antes do primeiro treino colectivo e do primeiro jogo oficial, todos os elementos voltam a ser testados de modo a poderem as amostras recolhidas ser analisadas por uma comissão independente para análise de dados. O regresso da I Liga estará sempre “dependente das indicações das entidades oficiais”, mas prevê a realização obrigatória de testes antes da primeira jornada após a interrupção das competições.

- PUB -

O controlo dos testes que vão ser realizados nos próximos dias cabe aos departamentos médicos das equipas, que “efectuam um atestado de aptidão física dos jogadores antes do primeiro treino colectivo oficial”. O esboço da Liga para o regresso à competição prevê ainda que caso um jogador teste positivo para a Covid-19 deve ser isolado e os demais jogadores e ‘staff’ próximo testados.

Numa altura em que ainda não é certo o local onde se realizarão os jogos, uma vez que não está excluída a possibilidade de as jornadas finais se realizarem numa região do país de modo a evitar sucessivas deslocações, a Liga já estabeleceu que todos os elementos da ficha de jogo e jogadores não convocados”, bem como a outros elementos adicionais caso as Sociedades Desportivas assim entenderem, serão submetidos aos testes.

Higienização dos estádios garantida pelos clubes

- PUB -

No documento emitido pela Liga, a entidade que rege o futebol profissional quer que os clubes garantam a higienização nos estádios após a retoma das competições e que a Federação Portuguesa de Futebol se responsabilize pelos testes à covid-19 nas equipas de arbitragem. Certo é que o regresso da I e II Liga estará sempre “dependente das indicações das entidades oficiais”, mas prevê um conjunto de regras que os clubes devem cumprir, como a higienização de “todos os espaços” e a disponibilização de desinfetante nos balneários.

Quanto à segurança ao jogo, o documento prevê que os efectivos da segurança pública e da segurança privada a circularem na zona técnica seja “em número reduzido”, mantendo o distanciamento social e uso obrigatório de máscara/viseira. Durante os jogos, as tribunas presidenciais deverão ter um número máximo de cinco elementos, “com distanciamento social e uso de equipamento de protecção, nomeadamente máscaras, luvas e desinfetantes”.

De acordo com o plano de acção para a retoma progressiva à competição, também os apanha-bolas devem estar munidos de máscara e manter uma distância mínima entre si, devendo desinfetar as mãos antes, ao intervalo e no final do jogo. As bolas que saem do estádio apenas podem ser utilizadas depois de desinfetadas.

Quanto às regras para a comunicação social, o esboço da Liga prevê o máximo de 20 fotojornalistas no relvado, cinco em cada canto do terreno de jogo. Já as tribunas de imprensa serão reduzidas para um terço da lotação actual, devendo “todos os trajetos de elementos dos Órgãos de Comunicação Social (OCS) ser independentes do percurso dos agentes desportivos e nunca passar pela zona técnica”.

A Liga prevê ainda que se mantenham as ‘superflash’ e ‘flash interview’, mas não as zonas mistas. As conferências de imprensa no final do desafio podem realizar-se desde que garantidas as condições de higienização e segurança para o agente desportivo, sendo permitida a realização destas através de meios digitais.

O documento, que carece de aprovação, prevê regras a adotar nos estágios, que devem ter “a menor duração possível, aconselhando as equipas a viajarem no próprio dia do encontro. Para as viagens de autocarro, cada sociedade deve “solicitar ao fornecedor um certificado de desinfeção de acordo com normas da DGS”. “Todas as deslocações devem ser efetuadas dentro das regras de segurança, nomeadamente, com uso de máscara, gel e manutenção da distância de segurança”, pode ler-se, referindo-se também a possíveis viagens de avião.

Recorde-se que a I Liga, cuja ronda 24 terminou em 8 de Março (jornada em que o Vitória impôs uma igualdade, 1-1, ao Benfica), não tem, para já, data de regresso, sendo que está suspensa indefinidamente.

 

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -