21 Maio 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroLuso Futebol Clube assinala centenário em dias de crise sanitária

Luso Futebol Clube assinala centenário em dias de crise sanitária

Instituição desportiva conta lançar livro sobre a sua história ainda em 2020

 

- PUB -

O presidente da direcção do Luso Futebol Clube, Rui Pedro Pereira, defende que na “impossibilidade” deste ano se “celebrar em conjunto e na nossa sede” a data de aniversário do centenário daquele grupo desportivo do Barreiro, assinalado esta segunda-feira, dia 11, pretende optar por “partilhar um pouco da história da fundação” desta instituição através de um livro que já se encontra escrito com o título “Luso Foo-Ball Club – 100 anos… Uma História”.

O dirigente adianta que é intenção do Luso fazer a devida edição e o lançamento até ao final de 2020, de forma a “celebrar efusivamente o nosso centenário”, afirmando que “deixamos aqui o nosso início, com a esperança da vinda de melhores dias para o Barreiro, o país e o mundo, e que se continue a perpetuar a nossa história, que é marcada por todos nós no dia-a-dia da vida” do clube.

Rui Pedro Pereira lembra que o Largo do Casal, actual Largo Gago Coutinho e Sacadura Cabral (conhecido como largo dos “Penicheiros”), viu nascer este grupo desportivo de jovens rapazes oriundos da zona do “Barreiro Velho”, na sua maioria, ferroviários e corticeiros de profissão. Recorde-se que o clube terá surgido num intervalo de uma sessão de cinema no Cineteatro do Barreiro, ao que tudo indica, em Agosto de 1919, onde se reuniram na esplanada do mesmo Salvador Preto, assim como Calisto Esteves, Aníbal Praça e Joaquim Paleta, para discutir a possibilidade de se iniciar a actividade daquela formação.

- PUB -

A designação “Luso”, revelou, terá sido proposta por Aníbal Praça, nome que foi aceite unanimemente pelos então restantes jovens fundadores.

De acordo com informações fornecidas pelo actual dirigente, na altura, foi também determinado “que a vida do nosso clube se começasse a contar a partir de 11 de Abril de 1920, dia este escolhido por mero capricho, apenas com o fim de aferroar mais e mais a rivalidade com o Futebol Clube Barreirense”.

Segundo o livro que será publicado, o Luso “nasceu por ocasião da greve grande dos ferroviários”, tendo chegado a hora de celebrar aquela que “é a maior etapa da nossa história”. Com o lema “Luso Sempre em Pé”, Rui Pedro Pereira expressou o seu desejo de que todos se encontrem de boa saúde, tendo apelado a que continuem a cuidar de si durante os próximos dias, para que o clube possa “continuar a vencer por mais 100 anos” e a perpetuar o seu legado.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -