27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesporto«A nossa ambição é sempre dar o melhor para podermos ser a...

«A nossa ambição é sempre dar o melhor para podermos ser a surpresa do campeonato»

Defesa Mano não esconde objectivo vitoriano para época 2019/20

 

- PUB -

O defesa Mano chegou há um ano ao Vitória FC e, depois de uma época desgastante em que a equipa só conseguiu assegurar a permanência na penúltima jornada da I Liga, manifesta o desejo de ajudar a equipa a realizar um campeonato tranquilo sem deixar de olhar para a parte de cima da tabela. “A nossa ambição é sempre dar o melhor para podermos ser a surpresa do campeonato”.

Por entre elogios ao plantel, que tem desde sexta-feira o quartel-general montado no Luso, o lateral, de 32 anos, fez questão de vincar a posição da equipa em relação ao treinador Sandro Mendes. “Estamos todos com o Sandro e vamos dar a vida por ele”. Sábado, 10:30, no Centro de Estágios de Luso, os sadinos fazem o primeiro teste diante do Oliveira do Hospital.

 

- PUB -

A equipa começou a trabalhar há mais de uma semana. Que balanço faz da pré-época?

Está a ser diferente das últimas pré-épocas que fiz. Está a ser dura, mas é para isso que esta fase serve. Temos de trabalhar nos limites e testá-los. Está a ser positiva, com boas sensações. Os jogadores estão a ter uma entrega espectacular.

Pela sua experiência, sente que tem um papel a desempenhar para ajudar os mais novos a integrarem-se?

- PUB -

Já tenho muitos anos de I Liga e penso que sou uma mais-valia ao poder passar algumas mensagens a quem chega agora.

Ao longo da sua carreira actuou em várias posições. Apesar de ultimamente ter jogado mais como lateral-direito, sente-se uma espécie de todo-o-terreno?

Estou sempre disponível para ajudar a equipa onde o treinador precisar. Vou sempre dar o meu melhor. Se tiver de jogar à frente, atrás, na esquerda, na direita irei dar sempre o meu melhor.

Qual a posição onde se sente melhor?

Agora é a lateral-direito. Jogava a médio defensivo mas já há muitos anos que não faço essa posição. Sinto-me bem na direita.

Foi colega de Carlinhos (Estoril) e Guedes (sub-20). O que podem acrescentar estes dois reforços?

Ambos são jogadores de grande qualidade. Tenho mais memória do Carlinhos porque trabalhei recentemente com ele. É um bom jogador e vai trazer muita qualidade à equipa. Se se preparar bem e estiver mentalmente bem vai trazer muito à equipa. No caso do Guedes, já trabalhei com ele há muitos anos. Tem potencial e é um bom ponta-de-lança. Vai trazer qualidade ao nosso ataque, oxalá faça muitos golos.

As suas duas últimas épocas foram sofridas [desceu de divisão com o Estoril em 2017/18 e ajudou à salvação do Vitória na penúltima jornada de 2018/19]. Espera que há terceira tenha uma época mais tranquila?

O nosso pensamento é melhorar sempre de um ano para o outro. Espero que desta vez as coisas corram melhor, as coisas não se arrastem até aos últimos jogos e que a consigamos rapidamente o máximo de pontos para fazer um campeonato mais tranquilo. É isso que os vitorianos e nós, jogadores, queremos. Estamos focados em fazer uma boa campanha e não deixar arrastar a decisão até aos últimos jogos.

É crucial fazer um bom arranque de campeonato?

É sempre importante começar bem, mas isso não quer dizer que não se consiga reverter a situação se se arrancar mal. Lembro-me que na época passada o Moreirense não começou bem e fez uma excelente época.

 

Jogadores também sofrem muito

 

Pode ser o ano em que o Vitória pode terminar na primeira metade da tabela ou até poder suceder ao Moreirense como surpresa do campeonato?

A nossa ambição é sempre dar o melhor para podermos ser a surpresa do campeonato, tal como outras equipas também o querem ser. Queremos ser melhores. Se me perguntarem o que quero respondia que queria ganhar todos os jogos. Temos de apontar para cima e fazer o máximo de pontos para dar alegria aos adeptos do Vitória que tanto merecem. Nós, jogadores, também sofremos muito e não é isso que queremos. Queremos alegrias e acredito que este pode ser um ano positivo. Todos vão dar o máximo de si para que corra bem. É o que todos desejamos.

Começar época com Sandro Mendes é uma vantagem?

Sabemos a carreira que teve como jogador e está agora a começar como treinador. Acreditamos na mensagem que passa ao grupo. Estamos todos com o Sandro e vamos dar a vida por ele, que também quer o melhor para o Vitória.

Formação vitoriana certificada com 4 estrelas

Em comunicado publicado na página oficial, a direcção do Vitória revelou ter cumprido com os requisitos mínimos de acesso, bem como os critérios obrigatórios respectivos, ficando desde o início desta semana classificada como Entidade Formadora Certificada em 4 Estrelas. No mesmo documento, o emblema setubalense refere que “o Processo não pára aqui”, manifestando o desejo de subir de atamar. “O que temos que fazer, para que em consonância com o nome e história do clube, é obter as 5 estrelas”. Recorde-se que antes da actual direcção entrar em funções, o Vitória era Entidade Formadora Certificada com Reservas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -