30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioDesportoNúcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal comemorou 59 anos...

Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal comemorou 59 anos de existência

Durante a sessão comemorativa foram distinguidos José Peixoto com o Prémio Carreira e Dedicação e João Marques pela sua promoção à categoria C3 N2 (FPF).

 

- PUB -

O Núcleo de Árbitros de Almada e Seixal, o mais antigo do país, assinalou a passagem do seu 59.º aniversário num jantar que reuniu algumas dezenas de associados e representantes de algumas instituições ligadas ao fenómeno desportivo e autárquico.

Francisco Cardoso, presidente da direcção da Associação de Futebol de Setúbal; José Manuel Esteves, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal; João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol; Joaquim Tavares, vereador da Câmara Municipal do Seixal e representantes da Câmara Municipal de Almada, dos outros núcleos do distrito e APAF, foram alguns dos convidados de honra.

O presidente do NAFAS, Bruno Esteves, começou por agradecer a presença de todos, saudou os seus antecessores e falou das linhas mestras do seu programa de acção que assentam em três pontos essenciais: aproximação, inovação e desenvolvimento.

- PUB -

Na sua intervenção realçou a importância da aproximação que dá a oportunidade dos “mais jovens árbitros se aproximarem dos antigos com o objectivo de aqui ou ali, perceberem a importância que a experiência traz ao seu dia a dia e ao seu fim-de-semana desportivo”.

O presidente do Núcleo chamou ainda a atenção para a necessidade dos jovens aderirem mais ao associativismo e deixou uma palavra de gratidão à CM Seixal, CM Almada e Junta de Freguesia pelo apoio que têm dado ao longo dos tempos.

José Manuel Esteves abordou o facto dos árbitros que estão agora a ser formados não terem equipamento porque a FPF cancelou o protocolo que tinha com a empresa que o fornecia, pediu aos árbitros para terem confiança no seu Conselho de Arbitragem porque “são todos iguais independentemente do Núcleo a que pertencem” e terminou falando dos emails que recebe contra o trabalho dos árbitros. “Vão todos para o arquivo, não merecem sequer resposta. Neste sentido, só vos peço uma coisa, trabalhem muito porque quem trabalha é geralmente sempre compensado”.

- PUB -

 

 

O investimento da AF Setúbal

Francisco Cardoso recordou que “a AF Setúbal chegou a ter cinco árbitros na 1.ª Divisão Nacional” e que “é neste caminho que estamos a trabalhar. Estamos a fazer um investimento na arbitragem para que daqui a oito anos possamos ter novamente quatro a cinco árbitros ao mais alto nível, mas este não é um trabalho fácil. Para que tenham uma ideia daquilo que é gasto com a arbitragem direi que 65% do nosso orçamento é gasto precisamente com os árbitros. Pagamos pouco mas pagamos a tempo e horas”, fez questão de salientar.

João Ferreira enalteceu o apoio que as autarquias têm dado aos árbitros não só do distrito mas também dos outros a nível nacional e falou do trabalho desenvolvido pelo NAFAS que “tem dado à arbitragem grandes referências não só como árbitros mas também como dirigentes do Conselho de Arbitragem da Liga e da Federação. É um núcleo com grandiosidade dos seus 59 anos”.

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -