26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoATLETISMO: Juízes Samuel Lopes e Rui Loução certificados mundialmente

ATLETISMO: Juízes Samuel Lopes e Rui Loução certificados mundialmente

Foi no passado fim-de-semana de 21 e 22 de Outubro em Londres que os juízes Samuel Lopes e Rui Loução, da Associação de Atletismo de Setúbal, obtiveram aprovação na certificação de ITOs Nível III da IAAF – certificação máxima a nível mundial no ajuizamento de atletismo. Após os excelentes resultados, Samuel Lopes e Rui Loução foram então convidados a integrar o Painel de ITOs da IAAF.

- PUB -

No caso de Samuel Lopes, esta é já a quinta certificação nível III, tendo já participado em honrosas competições como os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e do Rio de Janeiro em 2016.

Entretanto, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) anunciou a composição do painel de Oficiais Técnicos Internacionais para o quadriénio 2018-2021. A novidade para o novo quadriénio é a redução do painel de 48 para 37 elementos, o que permitirá um maior número de atuações dos oficiais que irão desempenhar funções de Árbitro e Júri de Apelo em Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos.

Dos resultados dos exames realizados em Londres, no passado mês de Outubro, e como aconteceu nos últimos dois painéis, Portugal mantém quatro juízes na categoria mais elevada a nível Mundial, havendo apenas uma alteração. Fazem assim parte do painel:
– Jorge Salcedo, juiz de Atletismo do Conselho de Arbitragem de Lisboa, no painel da IAAF desde 1984

- PUB -

– Samuel Lopes, juiz de Atletismo do Conselho de Arbitragem de Setúbal, no painel da IAAF desde 2002 e no da EAA desde 1999

– António Costa, juiz de Atletismo do Conselho de Arbitragem de Portalegre, no painel da IAAF desde 2010 e no EAA desde 2006

– Rui Loução, juiz de Atletismo do Conselho de Arbitragem de Setúbal, que entra pela primeira vez no painel da IAAF e que está no painel da EAA desde 2014.
No painel onde cada país só pode ter três representantes, Portugal e Espanha conquistam quatro lugares cada, fator justificado pela IAAF com a qualidade dos resultados obtidos pelos Oficiais Ibéricos, não só nos exames a que foram sujeitos, mas também na avaliação do seu desempenho em competições onde atuaram.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -