A criação da Divisão de Honra proporcionou o alargamento da segunda divisão e a repescagem da equipa da Torre da Marinha
O Campeonato Nacional de Andebol da 2.ª Divisão, por decisão da Federação, foi alargado de 36 para 42 clubes, e, por essa razão esta época são quatro equipas da nossa região que participam na competição; Alto do Moinho e Almada que haviam garantido a manutenção, a Naval Setubalense que foi promovida e o Torrense, que foi repescado, ficando todas integradas na Série 3.
A primeira jornada realiza-se no dia 24 de Setembro, mas o Torrense que viu o jogo com o Lagoa, a disputar no Algarve, ser adiado para 8 de Dezembro, só começa uma semana depois, a 1 de Outubro, na Torre da Marinha, com o 1.º Dezembro.
O Almada desloca-se ao Algarve para defrontar o Vela de Tavira, o Alto do Moinho joga no Alentejo com o Serpa e a Naval Setubalense estreia-se na competição a 25 de Setembro jogando no seu pavilhão com o Académico do Funchal.
O campeonato será disputado em três zonas geográficas no sistema de todos contra todos a duas voltas sendo apurado para a fase final o primeiro classificado de cada zona.
O primeiro classificado da fase final será declarado campeão nacional e promovido ao Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, o segundo classificado da fase final disputará uma prova de apuramento com o 11.º e 12.º e o terceiro classificado da fase final disputará a 2.ª Divisão de Honra, uma nova competição que se vai posicionar entre o Andebol 1 e a 2.ª Divisão, na época de 2023/24.
O segundo e o terceiro classificados da prova de apuramento disputarão também na época seguinte a 2.ª Divisão de Honra, bem como os segundos e terceiros classificados de cada uma das zonas, mais o quarto melhor classificado. Os restantes clubes disputam o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão na época seguinte.