Galitos vence Illiabum na Liga Masculina, Barreirense ganha ao Belenenses para a Proliga e GDESSA elimina Benfica na Taça de Portugal Feminina.
O Galitos obteve a sua terceira vitória na Liga Portuguesa de Basquetebol no jogo que disputou no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho com o Illiabum, por 83 -70, e subiu ao 9.º lugar da tabela classificativa, embora tenha o mesmo número de pontos que CAB Madeira, Illiabum e Imortal, que seguem nas últimas posições.
Com uma entrada forte no jogo, a equipa do Barreiro adiantou-se no marcador e terminou o primeiro período a vencer por 21-7, no segundo período fez 32-21 e foi para o intervalo a ganhar por 53-26, margem bastante confortável. Nos dois restantes períodos a equipa de Aveiro melhorou a sua actuação mas não conseguiu evitar a derrota. Nesta partida será de salientar a actuação de C. Mortelite com 30 pontos, sete ressaltos e duas assistências.
Esta quarta-feira, o Galitos desloca-se ao Dragão Caixa para defrontar o FC Porto e no próximo sábado a Esgueira para jogar com a equipa local.
Barreirense vence Belenenses
Num jogo verdadeiramente empolgante, que só ficou decidido após dois prolongamentos, o Barreirense derrotou o Belenenses por três pontos (87-84).
Os dois primeiros classificados do Campeonato da Proliga disputaram um jogo que ficou pautado pelo equilíbrio. O Belenenses chegou ao fim do primeiro quarto em vantagem (17-24) mas no segundo foi o Barreirense que esteve melhor, atingindo-se o intervalo com o resultado de 36-37. Na segunda metade a situação repetiu-se e no final do tempo regulamentar registava-se uma igualdade (68-68), havendo necessidade de se recorrer a prolongamento tendo aí a vitória sorrido ao Barreirense, que continua assim 100% vitorioso no campeonato.
Khaleal Cormick com 25 pontos, 12 ressaltos, quatro assistências e três roubos de bola foi o melhor jogador em campo mas Fuquan Niles (16) e Diogo Peixe (15) também estiveram muito bem no Barreirense que comanda a competição com 20 pontos, mais três que Belenenses e Academia do Lumiar.
Na próxima jornada, dia 22 de Dezembro, o Barreirense volta a jogar em casa, desta vez com o Eléctrico de Ponte Sor, às 18 horas.
GDESSA elimina Benfica
Em destaque esteve também o GDESSA que carimbou a sua passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal ao derrotar o SL Benfica, na Luz, por 68-79.
Nos dois primeiros períodos o Benfica esteve em vantagem e chegou ao intervalo com uma margem de cinco pontos (42-37). Nos dois últimos quartos a formação do Barreiro superiorizou-se fazendo 13-22 e 13-20 e acabou por conquistar a vitória.
Isabela Ramona com 21pontos, dois ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola, foi quem mais se destacou na equipa do Barreiro.
Nos “quartos” da competição o GDESSA defronta a 10 de Fevereiro a Quinta dos Lombos, em casa do adversário.