O Complexo Municipal de Palmela vai receber entre os dias 28 de Julho e 1 de Agosto a primeira edição do Arrábida Cup, torneio de futebol juvenil que tem por objectivo dinamizar e promover o desporto, mais propriamente a festa do futebol, junto das camadas mais jovens que vão poder jogar, competir, ganhar, perder e disfrutar dos momentos que tanta falta têm sentido.
Hugo Caneiras, um dos responsáveis pela organização do torneio, disse ao Setubalense que “a escolha do Complexo Desportivo de Palmela ficou a dever-se ao facto de ter três campos que possibilitam a realização do torneio num único local”.
Ao contrário do que inicialmente estava previsto esta primeira edição vai ter apenas oito equipas, por escalão. “O que nos levou a reduzir o número de equipas tem a ver com a situação pandémica” e “a altura em que o torneio é organizado vai de encontro ao interesse dos clubes porque possibilita a continuidade da retoma, dado que as competições levadas a efeito, tanto a nível regional como nacional, foram muito curtas”, adiantou.
Em competição vão estar jovens nascidos em 2010 e 2009, ou seja atletas dos escalões sub-11 e sub-12 que começarão por disputar uma fase de grupos e depois uma fase a eliminar.
A organização é da opinião que nestes torneios o que mais importa é a participação e o convívio entre os atletas mas ainda assim resolveu instituir alguns prémios para destacar os melhores.
“Toda a gente gosta de ganhar seja o que for e os jovens não são excepção. Neste sentido, em todos os jogos será nomeado o melhor jogador em campo, que receberá um prémio. E, no final do será eleito o melhor jogador, o melhor marcador e o melhor guarda-redes do torneio e haverá também prémios colectivos para todas as equipas”, fez questão de referir Hugo Caneiras.
Esta primeira edição do Arrábida Cup é apadrinhada por João de Deus, treinador adjunto de Jorge Jesus no Benfica. “Escolhemos o João de Deus por ser um homem da região e por haver uma certa ligação com um dos elementos da organização que proporciona mais facilidade no contacto. Todos os anos queremos ter um padrinho diferente para dar uma maior visibilidade ao torneio”, realçou o nosso interlocutor.
Inscrições, que estão a decorrer, terminam no dia 7 de Julho e até ao momento a organização já recebeu a confirmação do FC Porto, SC Braga, Vitória de Guimarães, Belenenses, Vitória Futebol Clube e Benfica Estádio, para além do Palmelense e muito provavelmente do Brejos de Azeitão que está a ponderar a hipótese.
A finalizar, Hugo Caneiras fez questão de referir a parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Palmela e com a Palmela Desporto que nos acompanham na organização do evento ç
Fazer uma pequena menção de parceria com a Câmara Municipal de Palmela e com a Palmela Desporto que “nos acompanham na organização do evento” e o “conceito que estamos a criar e que é diferente de todos os outros torneios. Ter um aldeamento para albergar todas as equipas que vêm de fora. Ou seja, onde fiquem todas no mesmo sítio e não espalhadas em vários hotéis espalhados pela região, como acontece normalmente”.
A 1.ª edição do Arrábida Cup ainda não começou mas a organização está já pensar no próximo ano que deverá acontecer muito provavelmente no final da época, em Junho, e, depois, em Agosto um torneio de pré-época para escalões mais velhos, a partir dos sub-15.