Amora está de folga, Vitória FC joga segunda-feira e Oriental Dragon e Olímpico do Montijo têm jogos cancelados devido à Covid-19.
A 5.ª jornada do Campeonato de Portugal vai ser completamente anormal para as equipas da região porque das seis que disputam a competição apenas três vão jogar, duas delas no domingo e uma na segunda-feira.
O Olímpico do Montijo deveria jogar com o Sporting “B” no Campo da Liberdade mas o jogo não se vai realizar porque a equipa montijense termina o período de confinamento, que foi obrigada a fazer, termina precisamente no dia do jogo, 1 de Novembro.
Outro jogo adiado é o Oriental Dragon – Rabo de Peixe que estava marcado para o Campo do Juncal, na Moita. Um caso positivo de Covid-19 detectado no plantel do Oriental Dragon levou também a Direcção Geral de Saúde a tomar medidas que obrigaram a Federação Portuguesa de Futebol a cancelar o jogo.
Quem também não joga nesta jornada é o Amora que fica de folga porque o seu adversário nesta jornada era o Armacenenses que desistiu de participar já depois do sorteio realizado.
Na segunda-feira, dia pouco habitual para a realização de jogos do Campeonato de Portugal, vai jogar-se no Algarve, às 15 horas, o Olhanense – Vitória Futebol Clube.
Posto isto, restam apenas os jogos onde participam o Pinhalnovense e o Desportivo Fabril.
O Pinhalnovense, que vem de uma derrota bastante pesada sofrida em Loulé, recebe o Mineiro Aljustrelense no Campo Santos Jorge, onde vai querer com toda a certeza voltar aos resultados positivos mas para isso terá que melhorar bastante a sua produção de jogo, porque aquilo que fez no Algarve foi de facto muito pouco.
A jogar em casa a equipa de Pinhal Novo venceu o Lusitano de Évora (1-0) e empatou com o Amora (1-1) e o Aljustrelense na condição de visitante foi derrotado em Évora com o Juventude (3-1) e em Lagos com o Esperança (3-0). Olhando para estes resultados, facilmente se chega à conclusão que a equipa treinada por Ricardo Estrelado apresenta mais argumentos que o adversário, que tem revelado alguma fragilidade no seu sector mais recuado. Se o Pinhalnovense estiver ao nível daquilo que já fez noutros jogos pode muito bem sair vitorioso.
O Desportivo Fabril, que tem vindo a realizar boas exibições, perdeu na última jornada em casa com o Oriental Dragon, num jogo onde as coisas não correram da forma desejada. O ideal seria recuperar os pontos perdidos neste jogo com o Belenenses SAD “B” mas vai ter uma tarefa complicada porque o adversário também precisa de pontos, tal como a equipa do Barreiro, e possui um lote de jogadores com alguma qualidade.
Apesar disso, o Belenenses SAD “B” tem apenas uma vitória que obteve na Moita sobre o Oriental Dragon com um golo marcado nos últimos instantes da partida, tudo o resto são derrotas e já lá vão três consecutivas.
Perante este cenário, é muito provável que uma equipa que empatou com o Oriental e com o Praiense (em sua própria casa) possa também pensar na obtenção de um resultado positivo nesta jornada porque precisa urgentemente de melhorar a sua posição na tabela classificativa.