23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Amora recebe edição centenária dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato

Amora recebe edição centenária dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato

Amora recebe edição centenária dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato

A competição mais antiga organizada em Portugal terá lugar no dia 26 de Novembro e será transmitida em directo pela RTP

 

 

- PUB -

 

A 100.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato, a competição de atletismo mais antiga organizada em Portugal, vai ter lugar na cidade de Amora, no dia 26 de Novembro, no mesmo local onde se realizaram o ano passado, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, Junta de Freguesia de Amora e Associação de Atletismo de Setúbal.

 

- PUB -

Esta edição centenária decorrerá num concelho que tem várias iniciativas com ligação à modalidade, das quais se destacam a Seixalíada (este ano na sua 40.ª edição), o Troféu de Atletismo (34ª edição) e o Corta-Mato Cidade de Amora (33ª edição). Daqui é originária a campeã mundial de 1500 metros de 1997, Carla Sacramento, que dá nome ao Complexo Desportivo mais antigo do Distrito de Setúbal, e que se sagrou campeã nacional de corta-mato em três ocasiões.

 

Em conjunto com a autarquia, a Federação Portuguesa de Atletismo tem preparado um conjunto de iniciativas para a promoção e divulgação da modalidade, especialmente nesta variante, com base no testemunho histórico dos factos e dos protagonistas.

- PUB -

 

Os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato tiveram a sua estreia em Maio de 1911, em Lisboa, com participação de 48 atletas, em representação de oito clubes. Em 2022, registaram-se as participações de 2025 atletas, com registo de 133 clubes.

 

Foram vencedores, das principais provas, os atletas Samuel Barata (Benfica) e Mariana Machado (Sporting de Braga).

 

Para dar mais ênfase à edição centenária dos Nacionais de Corta-Mato, a organização garantiu ainda que a competição tenha transmissão em directo através dos canais da RTP.

 

“É com muita satisfação e orgulho que recebemos na Cidade de Amora a 100.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato. Este evento, que resulta da uma união de vontades e da parceria entre as várias entidades, irá trazer novamente ao concelho do Seixal centenas de atletas numa prova nacional histórica. A valorização e dinamização da prática desportiva popular e da formação de crianças e jovens tem sido sempre apoiada pela Câmara Municipal do Seixal que, em simultâneo, impulsiona essa prática desportiva com a criação de boas condições, e equipamentos, para o desenvolvimento de diversas modalidades e, em concreto, do atletismo. A realização dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato no concelho do Seixal vêm confirmar que, aqui, fazemos jus ao lema Desporto para Todos”, salienta Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -