27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesporto 2Rivalidades Bairristas: o São Domingos e os Amarelos

Rivalidades Bairristas: o São Domingos e os Amarelos

A história dos pequenos clubes de bairro é repleta de acontecimentos. De factos passados de boca em boca que se transformam e modificam ao gosto do “freguês”, com cada um a dar o seu cunho pessoal à narrativa: todos sabem como acaba, mas ninguém sabe a origem! Assim foi também na rivalidade entre o São Domingos e o Grupo Desportivo “Os Amarelos”, clube fundado no dia 1 de março de 1956 no Bairro Santos Nicolau.

- PUB -

 

Os dois bairros distam poucas centenas de metros um do outro com apenas o cemitério a dividi-los. Ambas as coletividades participavam assiduamente nos torneios populares que se realizavam em grande número nas décadas de 80 e 90. E a rivalidade começa nestes torneios populares, eventos com grande fervor nos jogos e muita “porrada”.

 

- PUB -

Parece que tudo teve início num torneio, em 1984, no campo dos Amarelos, numa confusão durante uma partida, com o árbitro (que era dirigente dos Amarelos) agredido por jogadores do São Domingos irritados pelas suas decisões “caseiras”. Resultado: dirigentes e jogadores do São Domingos impedidos de entrar nas instalações do clube do Bairro Santos Nicolau.

 

A partir daí, só picardias: o São Domingos a recusar-se a participar em torneios nos quais estivessem também os Amarelos; boicotes; acusações mútuas de roubar jogadores. Assim foi durante décadas! Mas as pessoas começavam a questionar o porquê de continuarem de costas viradas: “Já são outras pessoas a frente dos clubes, já passou tanto tempo!”.

- PUB -

 

Em 2013, trinta anos desde o corte de relações, os presidentes da altura decidiram pôr de vez fim a tudo isto. Mas não foi fácil: as visitas cruzadas nas sedes um do outro foram vividas com um misto de receio e expectativa. Correu bem, ambos se fizeram sócios do clube um do outro e atualmente trabalham juntos em prol do desporto popular na cidade de Setúbal.

 

Estas e outras histórias farão parte do livro do São Domingos Futebol Clube, a lançar no centenário do clube em 2021.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -