3 Julho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Sines combate insucesso escolar com laboratórios de aprendizagem

Sines combate insucesso escolar com laboratórios de aprendizagem

Sines combate insucesso escolar com laboratórios de aprendizagem

‘Salas de aula do futuro’ instaladas em duas escolas do concelho. A primeira já se encontra a funcionar na sede do Agrupamento de Escolas de Sines. A segunda está em fase de instalação na Secundária Poeta Al Berto

Duas escolas do concelho de Sines já contam com a instalação de laboratórios de aprendizagem, no âmbito de um programa destinado a combater o insucesso escolar. Segundo a Câmara Municipal, o primeiro laboratório de aprendizagem já está em funcionamento na sede do Agrupamento de Escolas de Sines, estando o segundo espaço “em fase de instalação” na Escola Secundária Poeta Al Berto.

Também designados por “salas de aula do futuro”, os laboratórios de aprendizagem, criados em parceria com o Agrupamento de Escolas de Sines e a Escola Secundária Poeta Al Berto, são “espaços dotados de equipamento tecnológico e digital e de mobiliário escolar adequado a uma sala multifuncional”, explicou o município.

- PUB -

“Os laboratórios permitem a aplicação de várias modalidades de ensino e aprendizagem, além da utilização de recursos digitais e interactivos nas várias áreas disciplinares, aliando o espaço e a tecnologia” e “facilitando o trabalho com os alunos dentro e fora da sala de aula”, realçou a autarquia.

A criação dos laboratórios no concelho do litoral alentejano está inserida no programa ‘Aprender Fora de Portas’, que conta com o apoio de fundos comunitários, para “combater o insucesso escolar e prevenir o abandono e o absentismo”, segundo os promotores.

Além da criação dos laboratórios de aprendizagem, o programa, que vai decorrer até ao final deste ano, prevê a realização de ‘workshops’, seminários, acções de capacitação, actividades de enriquecimento curricular e sessões de musicoterapia.

- PUB -

Os promotores pretendem reduzir, pelo menos, “em 10% a taxa de alunos com níveis negativos a pelo menos uma disciplina, em comparação com os resultados do ano lectivo 2016/17, e também diminuir em 25% a taxa de retenção e de desistência”.

O programa ‘Aprender Fora de Portas’ representa um investimento de 555 mil euros e é comparticipado em 85% pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do programa operacional Alentejo 2020. A comparticipação da União Europeia é de 471.463,58 euros e a comparticipação pública nacional, assegurada pelo município de Sines, totaliza 83.199,46 euros.

Lusa

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -