28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlmadaIniciativa "Mês de esclarecimento e de Luta" do STAL arrancou hoje em...

Iniciativa “Mês de esclarecimento e de Luta” do STAL arrancou hoje em Almada

Sindicato arranca campanha de um mês de luta de norte a sul do país para reivindicar aumentos salariais

 

- PUB -

Um grupo de dirigentes e activistas do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) assinalou hoje, em Almada, o arranque de uma campanha de um mês de luta de norte a sul do país para reivindicar aumentos salariais.

A partir de hoje e até 15 de Fevereiro, dia em que pretende realizar uma acção em Lisboa, a estrutura sindical vai percorrer o país para, segundo o presidente do STAL, “dar corpo às reivindicações concretas dos trabalhadores na administração local, empresas municipais, intermunicipais, concessionária de águas e resíduos e associações humanitárias de bombeiros”.

“Este mês deve dar um impulso forte naquilo que é o desenvolvimento da luta, forçando o Governo a voltar à mesa das negociações”, disse José Correia, durante a apresentação da iniciativa junto à escadaria do edifício da autarquia de Almada, no distrito de Setúbal.

- PUB -

Ainda esta semana, explicou, deverá decorrer uma iniciativa em Évora, estando também previstas concentrações de trabalhadores durante o mês de luta nas autarquias de Beja, Loures, Sintra, Penacova, Tavira, Cascais, Porto, Castro Verde e outras “que neste momento estão a discutir processos reivindicativos”.

“Temos um problema de fundo que procuramos discutir e esclarecer com os trabalhadores que é a perda do poder de compra. Nos últimos 13 anos já se cifra em 20%”, disse o presidente do STAL.

No final da iniciativa de hoje, o sindicato entregou nos Paços do Concelho de Almada uma resolução aprovada pela direcção nacional onde chama a atenção para o agravamento do custo de vida e defende um aumento salarial de 10% para todos os trabalhadores, o aumento do salário mínimo na Administração Pública para 850 euros e a actualização do subsídio de refeição para nove euros.

- PUB -

O STAL defende ainda a revogação do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP) e a sua substituição por um sistema de avaliação em quotas, além de o descongelamento das promoções e progressões.

Outra das exigências do STAL prende-se com a reposição integral do direito à indemnização devida por motivo de acidente de trabalho e a aplicação do subsídio de penosidade e insalubridade a todos os trabalhadores que desempenham actividades penosas, insalubres e de risco.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -