6 Maio 2024, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAssembleia da República decide futuro do mapa das CIM

Assembleia da República decide futuro do mapa das CIM

Acompanhe aqui o debate sobre a alteração do mapa das comunidades intermunicipais

 

- PUB -

O debate desta tarde na Assembleia da República serve para aprovar ou reprovar  a alteração do mapa das comunidades intermunicipais.

O Governo aprovou no início do mês de Novembro, em Conselho de Ministros, uma proposta de lei para a criação de duas novas Comunidades Intermunicipais (CIM), uma da Grande Lisboa e outra da Península de Setúbal, com o objectivo de resolver “algumas assimetrias territoriais”, mas que “não coloca em causa a manutenção da Área Metropolitana de Lisboa”.

Para separar as duas realidades, são criadas duas novas comunidades intermunicipais, uma para a Grande Lisboa, que abrange os concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira, e uma para os nove concelhos da Margem Sul, nomeadamente Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

- PUB -

Caso este novo mapa das CIM for aprovado, decisão que será tomada hoje, o Governo poderá então apresentar uma proposta formal ao Eurostat para a criação de duas novas NUT, sendo que, na região da capital, passam a existir duas NUT II e duas NUT III. Ou seja, as comunidades intermunicipais a norte e a sul do Tejo passam a ser NUT II e III.

Acompanhe AQUI o debate que sobre a alteração do mapa das comunidades intermunicipais

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -