2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaTrabalhadores da Autoeuropa discutem greve por aumento extraordinário

Trabalhadores da Autoeuropa discutem greve por aumento extraordinário

Funcionários analisam possível paralisação de duas horas por turno a 17 e 18 de Novembro

 

- PUB -

Os trabalhadores da Autoeuropa discutem hoje e quarta-feira a possibilidade de uma greve de duas horas por turno a 17 e 18 de Novembro, face à recusa da administração em aceitar uma actualização salarial extraordinária para compensar a inflação.

A Comissão de Trabalhadores (CT) da fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela exige um aumento extraordinário de 5% em Dezembro, com retroactivos desde Julho, para compensar a perda do poder de compra devido à inflação, mas a administração da empresa entendeu atribuir apenas um prémio único de 400 euros, que deverá ser pago este mês de Novembro.

Além da exigência de um aumento extraordinário, a CT da Autoeuropa defende a manutenção da actualização salarial de mais 2% a partir de Janeiro de 2023, tal como está previsto no Acordo Empresa (AE) aprovado em 30 de Março deste ano.

- PUB -

No passado mês de Outubro, o coordenador da CT da Autoeuropa, Rogério Nogueira, em declarações à agência Lusa, considerou que a empresa tinha todas as condições para fazer um aumento salarial extraordinário, naquele que deverá ser o segundo melhor ano de sempre, em termos de produção, da fábrica de automóveis de Palmela, no distrito de Setúbal.

Numa comunicação interna no final de Outubro, a CT considerava que a atribuição de um prémio de 400 euros “para atenuar os efeitos da inflação”, era uma “decisão completamente descabida daquilo que deveria ser a responsabilidade social [da Autoeuropa] para com os seus trabalhadores”.

Caso a proposta de greve seja aprovada nos plenários de hoje e quarta-feira, a greve de 17 e 18 de Novembro será a segunda paralisação por motivos laborais realizada na Autoeuropa ao longo de mais de três décadas de actividade da fábrica de Palmela.

- PUB -

A primeira greve na Autoeuropa – exceptuando as que ocorreram no âmbito de greves gerais a nível nacional – teve lugar em 30 de Agosto de 2017, quando os trabalhadores cumpriram uma paralisação de um dia contra a obrigatoriedade de trabalharem ao sábado, que obrigou a uma paragem de toda a produção da fábrica de automóveis do grupo alemão Volkswagen em Palmela.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -