Agência de Energia e Ambiente da Arrábida participa em cinco projectos de eficiência energética

Agência de Energia e Ambiente da Arrábida participa em cinco projectos de eficiência energética

Agência de Energia e Ambiente da Arrábida participa em cinco projectos de eficiência energética

Um guia de boas práticas energéticas no sector hoteleiro e a instalação de sistemas de iluminação mais sustentáveis em escolas básicas são alguns dos projectos em que a ENA participa como parceira, a partir deste ano

A Agência de Energia e Ambiente da Arrábida – ENA vai participar e coordenar cinco projectos de eficiência energética e produção de energia a partir de fontes endógenas e renováveis, com o apoio dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, a partir do início deste ano.

Quatro dos novos projectos enquadram-se no Plano de Promoção da Eficiência Energética no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC), a nível nacional e regional, e outro tem abrangência europeia no âmbito do Programa de Cooperação Territorial Europeia: Interreg MED, explica a ENA em comunicado.

- PUB -

Os projectos financiados pelo PPEC procuram promover a eficiência energética através da instalação de equipamentos e de acções de formação e sensibilização.

Um deles, “Eficiência Energética no Sector Hoteleiro – Por um Turismo Sustentável”, consiste na “realização de diagnósticos energéticos em várias dezenas de empreendimentos turísticos” e na “avaliação do desempenho energético das actividades desenvolvidas”. Daí resulta um guia de boas práticas a ser aplicado pelo sector, sendo que está igualmente prevista a criação de uma aplicação móvel “para divulgação, junto de turistas e demais intervenientes”, de boas práticas de eficiência energética.

A Associação da Hotelaria de Portugal é neste projecto parceira da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, que participa ainda noutros dois projectos com o objectivo de melhorar a eficiência energética, qualidade e conforto da iluminação interior de 174 escolas.

- PUB -

Está prevista a instalação de “sistemas mais eficientes em 174 escolas básicas de 1º ciclo (EduLux) e em instituições do sector da economia social (3S+LED)”, detalha a agência no mesmo comunicado.

A comunidade escolar é, por sua vez, envolvida na missão da eficiência energética por via da participação em momentos de sensibilização e formação. Este outro projecto, “GaME: Ganha a Melhor Escola”, pretende “envolver alunos do ensino secundário e profissional na gestão da energia de 60 estabelecimentos em todo o país, fornecendo ferramentas que lhes permitirão realizar auditorias energéticas simplificadas às suas escolas”, explica a presidente da ENA, Fernanda Pésinho.

Com base na auditoria e em “sistemas de monitorização em tempo real” com os dados recolhidos em plataforma web, “os alunos podem acompanhar os consumos energéticos da sua escola”, comparando resultados com outros estabelecimentos de ensino.

- PUB -

Já no projecto europeu “COMPOSE (Interreg MED)”, no qual a ENA participa como parceiro, o objectivo é “fomentar a utilização de fontes de energia renováveis e de equipamentos energeticamente eficientes em zonas rurais e de cariz misto rural e urbano”.

Para isso, a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida implementa duas acções piloto num conjunto de edifícios rurais nos concelhos de Palmela e Sesimbra. A ideia é dotar os edifícios de sistemas capazes de os tornar energeticamente independentes, sendo utilizados, depois, em acções de demonstração, formação e sensibilização.

 O “COMPOSE (Interreg MED)” envolve onze entidades de onze países: Portugal, Eslovénia, Grécia, França, Itália, Espanha, Croácia, Chipre, Albânia, Bósnia-Herzegovina e Montenegro.

Os projectos de abrangência nacional e regional são financiados pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, no âmbito do PPEC, e o de abrangência europeia é financiado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, ao abrigo do Programa de Cooperação Territorial Europeia: Interreg MED.

A Agência de Energia e Ambiente da Arrábida – ENA foi criada pelos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra em 2006, tendo como missão promover a “utilização racional de energia e de fontes de energia renováveis”.

Entre as acções da agência destacam-se estudos e projectos técnicos, acções de sensibilização, formação e educação e a presença em projectos na área da eficiência energética. O Pacto de Autarcas, uma iniciativa europeia, é um deles.

A ENA foi criada em conjunto com a Aflops – Associação de Produtores Florestais, FIAPAL – Fórum para a Indústria Automóvel de Palmela, CDR – Cooperação e Desenvolvimento Regional, Pluricoop e Instituto Politécnico de Setúbal, no âmbito do Programa Energia Inteligente Europa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -