Cortejo terá lugar no dia 25. Instrumento vai estar em foco em debates, palestras e workshops
Um desfile com mais de meio milhar de bombos, debates, palestras e workshops são as actividades que dão corpo à programação do IV Congresso do Bombo que irá realizar-se, entre os próximos dias 23 e 25, no concelho do Seixal, com o intuito de interpretar, incentivar e promover a prática deste instrumento musical, que muitos conhecem como grande tambor.
“Nos dias 23 e 24, o encontro decorre no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal. No dia 23 é a receção aos convidados, com um programa cultural dedicado à prática do bombo. No dia 24, os participantes reúnem-se para abordar temas relacionados com o bombo, nas dimensões educativa e pedagógica, artística, cultural e empreendedora”, explica a Câmara Municipal do Seixal, promotora do evento juntamente com a Associação de Amigos do Tocá Rufar, com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
“As actividades do dia 25 decorrem no núcleo urbano antigo do Seixal e são dirigidas a toda a população, que poderá participar no workshop de percussão ao ar livre e terá à sua disposição 100 tambores do Tocá Rufar para integrar o desfile, que irá reunir mais de 500 bombos”, adianta a autarquia.
O congresso, sublinha o município, “pretende articular a reflexão e a intervenção concreta em torno da prática do bombo e convocar a investigação, as ciências e os cientistas sociais, mas também as administrações públicas (central e local), os criadores, artistas e tocadores, os construtores de instrumentos (artesãos e empresas), os professores e educadores artísticos e os agentes culturais”.
A participação no congresso é gratuita, mas obriga os interessados a efectuarem inscrição em bombo.pt, ao contrário das actividades agendadas para o dia 25.
Tocá Rufar prepara candidatura à UNESCO
Ainda no âmbito do congresso, “será assinado um protocolo com vista à submissão da candidatura da Construção e Práticas Tradicionais Colectivas do Bombo em Portugal à Matriz PCI, base de dados para suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”, revela a autarquia. O objectivo é “integrar a Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO)”. A candidatura está a ser preparada pelo Tocá Rufar com o apoio do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Aveiro, entre outros.
Programa
23 de Novembro
18.30 horas
Recepção aos convidados
19 horas
Welcome drink
19.30 horas
Jantar de confraternização e programa cultural dedicado à prática dos bombos
22 horas
Encerramento
24 de Novembro
9.30 horas
Recepção aos convidados
10 horas
Abertura dos trabalhos
Intervenções de Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal, e de Rui Júnior, presidente da Associação Tocá Rufar
10.15 horas
Documentário – Os Bombos de Portugal
10.45 horas
Apresentação da candidatura da Prática dos Bombos em Portugal à MatrizPCI com vista à candidatura a património da UNESCO – Tocá Rufar
11.15 horas
Apresentação do projecto da nova sede do Tocá Rufar
11.30 horas
Coffee Break
11.45 horas
Intervenção das representações de Amarante, Fundão e Viana do Castelo
12.30 horas
Assinatura de protocolo de colaboração com os municípios representados e o presidente da Câmara
13 horas
Almoço
15 horas
Intervenção de Jorge Lira e os desenhos dos Bombos
15.30 horas
Apresentações individuais dos Grupos de Bombos presentes
16 horas
Coffee Break
Debate final com todas as entidades participantes
19/19.30 horas
Encerramento dos trabalhos
20 horas
Jantar de confraternização
Assinatura de protocolo para registo da Construção e Práticas Tradicionais Colectivas do Bombo em Portugal
Momentos musicais
25 de Novembro
10 horas
Workshop de percussão ao ar livre
Para toda a população
Núcleo urbano antigo do Seixal
13 horas
Almoço Desfile de Bombos
15 horas
Para toda a população
O Tocá Rufar disponibiliza 100 tambores à população para participar no desfile
Núcleo urbano antigo do Seixal
17 horas
Encerramento do congresso