Cerca de 600 pessoas vão estar amanhã no Fórum Municipal Luísa Todi, cuja lotação está esgotada desde sábado, para cantar os parabéns ao Vitória Futebol Clube, que celebra o seu 108.º aniversário. O emblema setubalense vai homenagear atletas, treinadores e dirigentes que se distinguiram ao longo do último ano nas várias modalidades que compõem o clube. Com o objectivo de surpreender os premiados, o Vitória não revelou os nomes que vão ser alvo de homenagem.
Ao contrário dos últimos anos, em que o Pavilhão Antoine Velge foi o palco principal da festa, o Fórum Municipal Luísa Todi vai acolher o evento que reunirá a família vitoriana. A mudança de local tem como objectivo, explicou o presidente Vítor Hugo Valente, “conferir solenidade e dignidade ao momento mais importante de um sócio”.
Durante gala de amanhã serão entregues 177 emblemas aos associados (ou herdeiros) com 75, 50 e 25 anos de filiação. Os nomes de todos os sócios que recebem, respectivamente, os emblemas de diamante, ouro e prata podem já hoje ser conhecidos no suplemento que acompanha a presente edição de ‘O Setubalense – Diário da Região’.
Além de vários representantes da sociedade civil e desportiva da região, estão já confirmados na festa, entre outros, os nomes de Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, e D. José Ornelas de Carvalho, Bispo da Diocese de Setúbal.
Recorde-se que o presidente dos vitorianos, Vítor Hugo Valente, anunciou que este ano o clube quer estreitar a sua vertente social com a cidade, razão pela qual parte da receita do espectáculo será entregue à Casa do Gaiato de Setúbal. “Queremos vincar a vertente social do Vitória na cidade. Por essa razão, parte, da receita desse espetáculo, será entregue a uma instituição de solidariedade social, que neste caso será a Casa do Gaiato de Setúbal”.
Clemente actua na festa
A animação musical da noite estará a cargo da Orquestra Bohemia, da Sociedade Filarmónica Providência (Vila Fresca de Azeitão) e da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi. Além destes grupos, Clemente, Piedade Fernandes e Margarida Piedade também vão subir ao palco para actuar no palco do Fórum Municipal.
Este ano, conforme foi explicada na passada semana pelo presidente Vítor Hugo Valente, o clube decidiu inovar a festa. “Nesse sentido decidimos realizar um momento na vida do clube com outras características, assente num espectáculo multimédia, que vai ter algumas surpresas”.
Dias antes do início das celebrações, já a Câmara Municipal de Setúbal tinha apresentado, em reunião pública, uma saudação pela passagem de mais um aniversário do Vitória onde “é reafirmado o empenho no apoio à centenária instituição setubalense no contexto das capacidades e responsabilidades municipais, um apoio que, sublinha o documento, tem “sido uma constante ao longo dos vários exercícios autárquicos no concelho”.
A saudação, acrescenta, “simboliza todo o sentimento de admiração que a cidade, a região e muitos pelo mundo fora nutrem pelo que é um dos maiores clubes nacionais”, pelo que “saudar Vitória pelos seus 108 anos é também homenagear Setúbal e todos os que, sócios ou não, se alegram e entristecem com o seu clube do coração”.
O mesmo documento destaca que a Câmara Municipal de Setúbal é “uma das maiores apoiantes do Vitória e continuará a sê-lo, pois o Vitória, com todos os seus pergaminhos, será sempre o clube que mais longe leva o nome da nossa terra”. Por esse motivo, a autarquia reafirma o “compromisso de caminhar ao lado do clube, respeitando, como não podia deixar de ser, a sua identidade e autonomia”, sendo “em qualquer circunstância, uma parceira disponível para apoiar o Vitória a encontrar as melhores soluções que garantam a sua continuidade como grande clube”.