24 Julho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Câmara aprova orçamento de 139 milhões para 2019

Câmara aprova orçamento de 139 milhões para 2019

Câmara aprova orçamento de 139 milhões para 2019

Câmara Municipal de Setúbal

Dores Meira destaca investimento de 28 milhões em obra. Orçamento foi aprovado apenas com votos da maioria CDU

 

 

- PUB -

Por Ana Martins Ventura

 

A Câmara de Setúbal aprovou na quarta-feira o Orçamento Municipal para 2019, no total de 139,2 milhões de euros, com Maria das Dores Meira a destacar o investimento de cerca de 28 milhões de euros só para obras públicas. Com os projectos do Parque Urbano da Várzea, término da terceira fase de requalificação do Convento de Jesus e requalificação do Largo de Jesus, reabilitação de bairros históricos e sociais, infraestruturas de saneamento, novo Terminal Intermodal da Praça do Brasil, investimento no Parque Escolar, três novos centros de saúde e 47 novos parques de estacionamento gratuito que estarão concluídos até ao final do mandato”.

- PUB -

No âmbito da obra pública, PS e PSD alegaram esperar uma maior aposta e celeridade na conclusão de infraestruturas de saneamento. Quantos aos investimentos apresentados, Nuno Carvalho, vereador do PSD, fez questão de referir “o orçamento é simplesmente uma questão de posicionamento político”.

O vereador do PS, Paulo Lopes, destacou “a não referência a uma rubrica específica para a devolução da taxa de Protecção Civil”, cobrada indevidamente às empresas em 2017. Um valor que, segundo o vereador, “corresponde a cerca de 4 milhões de euros”. Valor sobre o qual “a autarquia se comprometeu, em sessão de Câmara, realizar a devolução e agora apenas vemos no Orçamento a referência a 20 mil euros orçamentados para devoluções”.

Em resposta Dores Meira referiu que, “o Orçamento contempla muito mais do que 20 mil euros para essa devolução, em rubrica específica está assinalada a devolução de 320 mil euros. E no total não estão para devolução 4 milhões, mas sim, apenas cerca de 3 milhões, porque muitas empresas às quais foi cobrada a Taxa de Proteção Civil não chegaram a realizar o pagamento”.

- PUB -

Nesse caso “os mais de 2 milhões que ficam a aguardar devolução “estão a ser negociados em acerto de contas, com 18 empresas do concelho”.

A presidente da Câmara referiu ainda, “não estamos em condições para o fazer na totalidade. Não pelo menos sem que seja comprometida a execução de alguns projectos que consideramos determinantes. Motivo pelo qual a devolução desta taxa terá que ser realizada de modo faseado”.

Sobre o passivo da Câmara, Dores Meira apresentou valores de empréstimo em dívida a médio e longo prazo de “26 milhões euros”, tendo este executivo, “até ao momento, pago cerca de 90 milhões de euros de dívida herdada do PS”.

Actualmente, “no total, entre empréstimo a curto, médio e longo prazo e pagamentos de outra ordem, temos cerca de 50 milhões de dívida”, afirma Dores Meira. “O que para um município deste tamanho é equilibrado”, considera a autarca perante uma situação pública que contempla grande investimento em obras públicas, que “em três anos podem trazer grande retorno para o município”.

Na área do turismo, Dores Meira refere “estratégias de desenvolvimento e de afirmação do destino Setúbal preconizadas para o ano 2019 que assentam na continuidade do trabalho da comissão Valpraias e na implementação do turismo acessível”.

Motivo pelo qual será grande aposta da autarquia “colocar saneamento em todas as praias da Arrábida e construir o acesso às praias através de modos suaves de deslocação (pedonal e ciclável) com um novo passeio, que só por si já será impeditivo do estacionamento indevido [na N379-1]”.

Na área do turismo como factor de desenvolvimento económico, destaque ainda para a ampliação da Feira de Santiago, “através da aquisição de terrenos contíguos ao Parque das Manteigadas e à melhoria do próprio conceito da feira”, refere a presidente da autarquia.

Para 2019 é também contemplada a realização do AWF – Arrábida World Music Fest, do Setúbal Summer Fridays, do Setúbal Christmas Fest e do Fim de Ano Azul.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -