2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaALDI inaugura centro de distribuição num investimento de 60 milhões

ALDI inaugura centro de distribuição num investimento de 60 milhões

Novo espaço ocupa 57 mil metros quadrados e possui 60 lugares para estacionar camiões

 

- PUB -

A ALDI Portugal inaugurou esta terça-feira o seu maior Centro de Distribuição no país, situado no concelho da Moita, num espaço com uma área total de 57 mil metros quadrados, que possibilitará abastecer de forma “rápida e eficiente”, mais de uma centena de lojas do retalhista alimentar, numa obra com um investimento de 60 milhões de euros.

A construção do novo espaço foi iniciada em Fevereiro de 2020 e conta agora com 89 cais de carga e descarga, 60 lugares de estacionamento para camiões e uma capacidade de armazenagem de 14 mil metros quadrados de câmaras refrigeradas, tendo a nova estrutura sido desenhada para “suportar o abastecimento a mais de 150 lojas em território nacional”, número que, segundo o mesmo grupo, deverá alcançar as duas centenas em 2025.

A nova infra-estrutura, acrescente-se, permitirá agora “a centralização de toda a operação logística num só local, visto que esta estava anteriormente repartida” pelas plataformas do Montijo e da Quinta do Anjo. “Sempre vimos Portugal como uma oportunidade para crescer na Europa e estamos muito entusiasmados por poder celebrar mais uma grande conquista a nível nacional”, assegura Wolfgang Graff, administrador do grupo alemão.

- PUB -
Presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, visitou nova plataforma logística da ALDI, acompanhado dos convidados da empresa

Para o CEO da ALDI, o novo espaço simboliza “o nosso crescimento e o que pretendemos atingir em Portugal nos próximos anos”, disse, considerando que com o novo equipamento “conseguimos melhorar ainda as condições de trabalho dos colaboradores”, afirmou, destacando a existência de espaços de trabalho mais amplos e luminosos, zonas sociais mais confortáveis e estacionamento privativo para todos.

“Este foi um projecto que envolveu o apoio e a colaboração de vários parceiros, essenciais para o seu sucesso, e que nos vai permitir continuar a fazer a diferença”, realçou, referindo que a Moita “situa-se numa posição estratégica do país, em termos logísticos, não só em termos de localização geográfica e de acessos”, mas também devido “à proximidade às auto-estradas que facilmente podemos utilizar para chegar às nossas lojas”. O responsável destaca o facto de o município estar “bem servido de transportes públicos e infra-estruturas relevantes para as pessoas que aqui trabalham todos os dias”, frisou.

Para fortalecer o compromisso de elevada frescura e melhor qualidade e preço para com os seus clientes, o grupo decidiu que todas as áreas de armazenamento de artigos da tipologia “just in time”, ou seja, os que são perecíveis e onde não é feito stock, foram reforçadas.

- PUB -

O entreposto, refere a empresa, está assim preparado “para receber e armazenar todos os produtos que o retalhista alimentar comercializa actualmente nas suas lojas, visto que está equipado com uma área de armazenamento seco, de frio positivo e negativo”.

Além do investimento realizado no novo espaço, destaque para a questão da tecnologia, sendo a nova operação logística “suportada pelo mais recente WMS [Warehouse Management System]”, utilizado em todo o grupo ALDI Nord, sendo que todo o sistema de preparação de encomendas é ainda suportado por “um robusto sistema de tecnologia de voz”, também conhecido por “Pick by Voice”.

Melhorias operacionais que, segundo o grupo alemão, vão resultar “num ganho de eficiência nos processos diários da operação, traduzindo-se numa “maior rentabilização de custos e na optimização de produtividade das equipas”, destaca. O novo espaço conta com painéis fotovoltaicos, com capacidade para produzir energia e uma gestão inteligente da iluminação, garantida através de sensores de movimento, como as várias câmaras de frio que contam com sistemas de arrefecimento, que minimizam os efeitos nocivos para a camada de ozono”, ao utilizarem fluídos com menor impacto ambiental.

Carlos Albino, presidente da Câmara da Moita, diz-se empenhado em que população aceda a postos de trabalho

ALDI investe 60 milhões de euros no seu maior centro de distribuição, situado no concelho da Moita

Carlos Albino, presidente da Câmara da Moita, classificou a inauguração do novo Centro de Distribuição como “um investimento de grande importância, tanto para o distrito como para o concelho da Moita em particular”, tendo garantido a O SETUBALENSE que “tem havido uma boa colaboração, que queremos continuar a manter e que queremos que se desenvolva, em benefício das pessoas do nosso concelho”.

O autarca moitense garante que o actual executivo tudo fará “para que as pessoas do nosso território possam aceder com mais facilidade a estes postos de trabalho e é nesse sentido que queremos sensibilizar esta entidade”.

O edil acrescentou que “trabalhamos diariamente para encontrar soluções de mobilidade e de novos traçados que venham a servir não só o ALDI como outras unidades industriais e empresas que queiram aqui localizar-se”, defendeu.

- PUB -

Mais populares

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -