Depois do procedimento necessário ao longo dos últimos meses, foi realizada, no início deste mês, a escritura pública de alteração de estatutos da S.ENERGIA, que formaliza a reintegração do concelho de Alcochete, juntando-se assim aos restantes municípios do Barreiro, Moita e Montijo, associados desta agência regional.
É com “satisfação” que a S.ENERGIA volta “a actuar na área da sustentabilidade energética também no município de Alcochete, disponibilizando apoio técnico à autarquia e para colaborar com todas as entidades públicas e privadas que solicitem o seu apoio, disponibilizando vários serviços à comunidade, particularmente aos munícipes, às empresas e outras entidades e actores locais”.
No mesmo dia em que o regresso do município de Alcochete foi formalizado, a agência regional de energia elegeu, em Assembleia Geral Eleitoral, os novos corpos sociais para 2018-2019, mantendo-se a presidência do Conselho de Administração por Miguel Canudo, vereador da Câmara Municipal da Moita. A Mesa da Assembleia Geral continua a ser presidida pela Câmara Municipal do Montijo, representada pelo seu presidente, Nuno Canta.
Como 1º secretário da Mesa da Assembleia Geral está a SIMARSUL e como 2º secretário a Câmara Municipal do Barreiro.
Por sua vez, na vice-presidência do Conselho de Administração estão as autarquias do Barreiro, Montijo e Alcochete e como administradores estão a ADENE – Agência para a Energia, o Instituto Politécnico de Setúbal, a EDP Distribuição e a Baía do Tejo.
O Conselho Fiscal é presidido pela AMARSUL, que tem como vogal a Escola Técnica Profissional da Moita e os Transportes Sul do Tejo.
Na Assembleia Geral Extraordinária, foi também aprovada, por unanimidade, a alteração ao Plano de Actividades e Orçamento da S.ENERGIA para 2018, decorrente da reintegração do município de Alcochete.
Esta agência regional de energia é uma associação privada sem fins lucrativos, criada em Maio 2007, com o apoio do programa “Energia Inteligente-Europa” e das Câmaras Municipais da sua área de intervenção.
A missão da S.ENERGIA centra-se na promoção da eficiência energética, do aproveitamento dos recursos endógenos renováveis e da utilização racional de energia, contribuindo assim para uma gestão energético-ambiental sustentável do território, de forma a satisfazer necessidades de interesse geral.